O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá

Uma jovem pensando
DISPONÍVEL TAMBÉM EM ÁUDIO

A última semana do mês de fevereiro, no Brasil, foi repleta de casos inacreditáveis. Em um bar, 7 pessoas foram mortas depois que um homem perdeu uma disputa de sinuca. Em outro bar, uma discussão por causa do barulho provocado por um menino autista, terminou com a morte do pai da criança. E ainda, um homem foi queimado vivo pelo chefe da sua esposa, por causa de uma briga ocorrida um dia antes.

O nome dos assassinos nos 3 relatados acima são: Edgar, Bruno e Celso. Eles não se conhecem e os casos não tem nenhuma relação entre si. Mas todos eles tem algo em comum: más decisões, fruto da ignorância e da falta de Deus.

Nos 3 casos, não estamos falando de algo que aconteceu no “calor do momento“, mas de algo que o bom senso poderia ter evitado. Edgar, depois de perder na sinuca, foi embora do bar para depois voltar armado e com um comparsa. No segundo caso, da criança com autismo, Bruno também foi até sua casa buscar uma arma para efetuar o crime. E finalmente, no terceiro caso, Celso já estava esperando a sua vítima com todos os artefatos necessários para cometer essa atrocidade. Todos eles tiveram tempo suficiente para considerar as consequências dos seus atos ou para o simples uso do bom senso. Mas ainda assim, nada os impediu de cometer tamanhas atrocidades.

Lembro então de um dos mais valiosos capítulos da Bíblia, que é Provérbios 2. O verso 9 nos diz o resultado na vida de quem busca a sabedoria de Deus: “Você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem“. E no verso 11, revela o que faltou para Edgar, Bruno e Celso: “O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá“.

Quando vivemos uma vida que não tem lugar para o estudo da palavra de Deus, nos distanciamos da sabedoria. Nos tornamos pessoas sem entendimento sobreo o que é justo, direito e certo, nos afastamos dos caminhos do bem e até o bom senso nos fará falta. Com isso, ficamos expostos as más decisões.
Talvez não vamos matar 7 pessoas depois de um jogo de sinuca, mas podemos facilmente, machucar as pessoas a nossa volta, fruto da falta de discernimento.

Oração: Senhor, quero ter o discernimento que vem da tua palavra e que me torna mais sensível ao entendimento do que é certo e errado. Amém.

Texto base: Então você entenderá o que é justo, direito e certo, e aprenderá os caminhos do bem. Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento será agradável à sua alma. O bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá. (NVI) Provérbios 2:9-11

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *