O amigo ama em todos os momentos, e é um irmão na adversidade
Aconteceu no dia 6 de abril de 1972. Na França, um grupo de trabalhadores protestava por melhores condições de trabalho. A polícia de choque foi acionada para controlar os manifestantes. E uma foto tirada naquele dia, ficaria famosa. Na foto tomada pelo fotógrafo Jacques Gourmelen, um manifestante agarra um solado pela roupa e parece dizer algo, olhando diretamente nos olhos do soldado. Mais tarde, foi revelado o que aconteceu. O trabalhador Guy Burmieux reconheceu o policial, chamado Jean-Yvon Antignac. Os dois foram amigos de infância e de imediato se reconheceram. Guy tomou o amigo pela roupa e lhe disse: “Vá, me bata, me bata”! Mas o amigo, não moveu um músculo.
Provérbios 17, no verso 17, nos diz que: “O amigo ama em todos os momentos, e é um irmão na adversidade“. E todos nós certamente já tivemos decepções com alguém que considerávamos amigo, mas não sentimos o amor de amigo, e nem vimos o irmão no dia da adversidade. Mas também é verdade, que poucas vezes fazemos uma auto análise, para saber se também não deixamos um amigo desamparado.
Se quero ter bons amigos, preciso primeiro ser um bom amigo. Se espero ver um amigo tornar-se irmão, talvez precise primeiro tornar-me eu um irmão. Eu tenho certeza que hoje mesmo, tenho amigos que precisam de um irmão, mas eu estou tão ocupado com meus afazeres e meus próprios problemas, que até mesmo uma ligação se torna difícil.
Você está atento com seus amigos? Você consegue lembrar agora de um amigo que precisa de um irmão?
Oração: Senhor, quero ser esse amigo que se torna um irmão no dia da adversidade. Faz-me sensível as necessidades dos meus amigos. Amém!
Versículo base: O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade. (NVI) Provérbios 17:17