Nossa relação com o dinheiro
Foi no dia 9 de agosto de 1988 que faleceu um dos atores mais importantes da televisão mexicana: Ramón Antonio Esteban Gómez Valdés y Castillo. Para nós brasileiros, mais conhecido como “Seu Madruga”, o icônico personagem do seriado “Chaves”.
Uma famosa frase atribuída ao Seu Madruga foi esta: “Posso não ter um centavo no bolso, mas tenho um sorriso no rosto e isso vale mais que todo dinheiro do mundo.” A frase reforça que de nada serve ter muito dinheiro, se não conseguimos ser felizes com o que temos.
Na Bíblia aprendemos muito sobre qual deve ser nossa relação com o dinheiro. E diferente do que muitos pensam, a Bíblia não considera o dinheiro, em si, algo ruim. Ruim é o poder que ele tem em nosso coração.
Por isso, na palavra de Deus, encontramos muitas advertências com relação a nossos sentimentos em relação em dinheiro. Vejamos:
♥ Não devemos amar o dinheiro – “Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também não faz sentido”. Eclesiastes 5:10
♥ O dinheiro não deve tirar a minha paz – “É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação”. Provérbios 15:16
♥ O dinheiro não deve me fazer arrogante – “Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação“. 1 Timóteo 6:17
Meu desejo é que, com ou sem dinheiro, você possa sempre ter um sorriso no rosto, como o Seu Madruga, e como o apóstolo Paulo: “Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.”
Oração: Senhor, que o dinheiro não tenha poder sobre minhas emoções e sentimentos. Que ele não me tire a alegria, a paz e nem me torne alguém arrogante. Amém.
Versículo base: Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. (NVI) Filipenses 4:12