Nos comportamos segundo o contexto

Nos comportamos segundo o contexto

Quero convida-lo a imaginar a seguinte situação. Você está no seu local do trabalho, executando suas funções, quando alguém que você não conhece, se aproxima e começa a dizer coisas como: “Você é um inútil mesmo, não faz nada bem” ou “Seu idiota, saia daqui” ou talvez, “ladrão, safado, pare de roubar”. Você pensaria que isso é algo “normal” e “aceitável”? Certamente que não, e é provável que isso afetaria a continuidade do seu trabalho, não é mesmo?

Existem coisas que, embora não consideramos “normais” ou “aceitáveis”, talvez você e eu fazemos algumas vezes, em contextos específicos. O exemplo acima acontece todos os dias, no futebol. Muitos vão ao estádio e lá, gritam ofensas a jogadores e árbitros, que nada mais são, que homens ou mulheres trabalhando, no exercício das suas funções. Logo, o que consideramos “inaceitável” no exemplo acima, pensamos que no “futebol” está tudo bem fazer. E alguém que jamais criticaria o trabalho de outro no escritório, o faz aos gritos em um estádio de futebol. O que mudou? Apenas o contexto.

Este exemplo ilustra algo que acontece muito em nossa vida: nos comportamos diferente, segundo o contexto. Na igreja, você tem fala mansa, sorri com todos e é um motivador de pessoas desanimadas. Mas quando chega em casa, você é um esposo que não é atencioso, grita com seus filhos e nem mesmo leva o prato da mesa para a cozinha. Você trata bem os seus chefes e as pessoas de influência, mas humilha um garçom em um restaurante, porque ele demorou em trazer o seu pedido. Você é gentil e amável com o seu cliente, mas não cede o passo e grita com um desconhecido no trânsito. Nos comportamos segundo o contexto.

Tenho pensado que a vida de um cristão deve ser uma vida de autenticidade. E todos os exemplos citados anteriormente, apenas revelam o quanto isso pode ser difícil. Ser a mesma pessoa, em todos os diferentes contextos que podemos enfrentar em um dia normal, é algo que realmente pode ser difícil.

Jesus foi uma pessoa 100% autentica. Jesus recebia e atendia da mesma forma um judeu ou um líder religioso, como a uma prostituta, um leproso, um cobrador de impostos ou um samaritano. Com Jesus aprendemos que, sem importar o contexto, devemos fazer o que é certo.

Eu o convido agora a tomar alguns minutos para pensar nesta questão: você tem se comportado, segundo o contexto? Reconheça diante de Deus e siga o exemplo de Cristo: “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz“, João 13:15.

Oração: Senhor, não quero ser um homem de comportamento variável segundo o contexto. Quero ser autêntico em tudo que venha a fazer e seguir o exemplo de Jesus. Amém!

Versículo base: Vocês me chamam ‘Mestre’ e ‘Senhor’, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. (NVI) João 13:13-15


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *