Nenhum sacrifício se compara ao de Cristo
Estava lendo sobre o ritual asteca de sacrifício humano, e buscando semelhanças ao sacrifício de ovelhas que era praticado pelo povo de Israel, e até o sacrifício humano de Cristo, na cruz. Os astecas praticavam o sacrifício humano como uma forma de reparar o mundo, manter o equilíbrio e evitar o caos. Os sacrifícios eram feitos para diferentes deuses (os astecas tinham mais de 18 deuses diferentes) e eram realizados por sacerdotes especializados. E os sacrificados geralmente eram prisioneiros de guerra, escravos ou pessoas que haviam sido condenadas por algum crime.
Interessante ver quão diferente eram as praticas, embora alguém possa tentar afirmar que eram similares. O sacrifício bíblico era feito para apenas um Deus, e não para dezenas deles, como faziam os astecas. Por outro lado, o sacrifício bíblico pedia a melhor ovelha, a mais cara, a mais pura, enquanto que para o sacrifício asteca eram procuradas pessoas “descartáveis”, como criminosos, escravos ou inimigos, ou seja, pessoas sem valor para a sociedade. E finalmente, a maior de todas as diferenças: não encontramos na história asteca que o filho de um rei, tenha se oferecido como sacrifício único para que nenhum outro homem jamais fosse morto depois dele.
Quanto mais estudamos o sacrífico de Cristo na cruz por nós, mais impactante ele se torna em nossas vidas. Nada se compara ao sacrifício de Cristo na cruz. O justo pelos injustos, voluntariamente. Os algozes de Cristo pensavam que Ele não tinha escolha, mas Ele estava ali voluntariamente. Uma simples palavra e Ele teria evitado todo o calvário, mas Ele apenas pediu: “Pai, perdoa-lhes, por que não sabem o que fazem” (Lucas 23:34)
Diante de tudo que recebi de Cristo, que posso eu oferecer a Ele?
Oração: Senhor, sou grato pelo teu sacrifício na cruz, que não pode ser comparado a nenhum outro sacrifício que existiu ou possa vir a existir neste mundo. Amém.
Versículo base: Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras. (NVI) Tito 2:14