Nascido em 4 de Julho
Um dos clássicos do cinema dos anos 90, o filme produzido em 1989, trata de questões socio-politicas, como a guerra e o dever que cada cidadão tem para com o seu país. A partir da célebre frase do presidente John F. Kennedy, “não pergunte o que seu país pode fazer por você, mas pergunte o que você pode fazer por seu país”, o personagem central do filme, Ron Kovic, começa a desenvolver seu desejo de servir o seu país, lutar na guerra e morrer se necessário for.
No entanto, ao estar no campo de batalha, o jovem Ron Kovic conhece de perto a realidade da guerra, presenciando o assassinato de bebês, a execução crianças e dos seus proprios companheiros. Ron Kovic acaba levando um tiro que o deixa paraplégico e para sua surpresa, não recebe os cuidados e atenção que acreditava receber alguém que arriscara sua vida pelo país. Finalmente, ele questiona todas suas ideias românticas de patriotismo quando vê a realidade, nua e crua, frente a frente.
Não é fácil manter nossas convicções quando estamos frente a frente com a realidade. As ideias de fé em Deus e nas suas promessas são bonitas e fáceis quando estamos na igreja, levantando as mãos e adorando o nosso criador. Mas muitas vezes, não vemos sentido nelas, quando estamos diante da realidade da vida e das dificuldades que ela nos traz. No entanto, precisamos lembrar que Deus não falha. Uma nação pode falhar com seus cidadãos, um pai pode falhar com seu filho, uma empresa pode falhar com seu funcionario. Mas Deus não falha. “Aquele que prometeu é fiel.”
Oração: Senhor, eu creio nas tuas promessas e desejo crer nelas mais ainda quando estiver frente a frente com as adversidades da vida. Amém!
Versículo base: Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura. Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. (NVI) Hebreus 10: 22-24