Não seja individualista, “passe a bola”
No filme, intitulado “Gol“, lançado em 2005, um cozinheiro mexicano, chamado Santiago Muñez, tem a chance de realizar seu grande sonho de jogar futebol profissional, quando recebe uma oportunidade para treinar no Newcastle, da Inglaterra. Nos seus primeiros dias no clube, o treinador observa um comportamento individualista com a bola. Em uma cena do filme, durante um treinamento, o treinador observa que Muñez é individualista e não passa bola para seus companheiros. Ele pára o treinamento, chama a Muñez e diz:
– “Quando eu disser, corra até gol o mais rápido que puder“.
Quando Muñez corre em direção ao gol, o treinador ao mesmo tempo chuta a bola que chega primeiro ao gol.
Ele repete algumas vezes, até que explica:
– “Entenda uma coisa: a bola sempre será mais rápida que você”.
O treinador tentava explicar a Muñez que lançar a bola aos seus companheiros, era uma maneira mais rápida e eficiente de fazer ela chegar no gol do adversário, em lugar de conduzi-la de maneira individual, tentando driblar a todos a sua frente.
E agregou:
– “O nome atrás da sua camisa nunca será mais importante que o nome na frente dela“, fazendo referência ao nome do clube pelo qual se joga.
Não poucas vezes, somos assim de individualistas. Em nossos trabalhos, não delegamos, porque pensamos que ninguém poderá fazer melhor do que nós mesmos. Na família, não compartilhamos nossas lutas e dificuldades, tentando encontrar a solução sozinhos. E ignoramos a Deus, que espera nossa oração e um coração aberto para falar sobre nossa dor.
Não seja individualista, passe a bola. Delegue atividades no seu trabalho, comparta as suas lutas e dificuldades com a família e abra seu coração diante de Deus. Ele mesmo em sua palavra nos diz: “sem mim vocês não podem fazer coisa alguma“.
Oração: Senhor, eu hoje decido não ser mais tão individualista. Vou delegar atividades para outras pessoas, crendo que elas poderão ser bem executadas. Decido compartilhar com minha família as lutas e dificuldades que tenho e principalmente, venho diante de ti abrir meu coração, sabendo que sem ti, nada posso fazer. Amém.
Versículo base: Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. (NVI) João 15:5