Não se pode melhorar uma folha em branco

Uma folha desenhada e uma folha em branco. Eclesiastes 11:4

A frase no título desta reflexão, eu aprendi com o meu grande amigo e socio em um projeto digital, Anderson Ferreira, e é uma das frases que uso e aplico de maneira constante em minha vida, além de sempre repeti-la cada vez que tenho oportunidade. “Não se pode melhorar uma folha em branco” significa que, não podemos melhorar algo que nem mesmo começamos. Enquanto não colocamos uma ideia no papel, ela não pode ser melhorada. O que não é feito, o que não é testado, não pode ser melhorado.

No livro, “O Poder da Ação” de Paulo Vieira, o autor fala do perigo das nossas “historinhas“. Porque sempre encontramos uma “boa desculpa” para não fazer as coisas aconteceram. Há em cada um de nós uma incrível capacidade de criar histórias que justificam nossos fracassos e insucessos. “Eu não estou preparado” ou “me falta tempo” ou talvez ainda “ninguém me apoia“.

Por isso, a mensagem da frase “não se pode melhorar uma folha em branco” é: Faça! Comece! Just do It! Sem desculpas, sem historinhas, sem justificativas, apenas comece. Não há o que melhorar quando não se faz nada. Não há aprendizado na omissão. Quando a folha já não estiver mais em branco, será possível pensar em uma maneira de fazer melhor. Ou como dito por Salomão, em Eclesiastes 11: 4: “Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá.”

Oração: Senhor, quero agir. Não quero ser alguém omisso. Me ajuda a perder o medo de atuar. Amém!

Versículo base: Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não colherá. Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas. Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas. (NVI) Eclesiastes 11:4-6


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *