A hora perigosa
No conto Laços de Família, de Clarice Lispector, é narrada a história de Ana, uma mãe, esposa e dona de casa com uma vida comum e ordinaria, que ocupa o seu tempo entre os cuidados da família e das tarefas domésticas.
No entanto, nas tardes chegava a chamada “hora perigosa”, em que a personagem Ana, tinha tempo para pensar e refletir sobre sua vida. Era chamada de “hora perigosa” porque Ana poderia perder-se em seus pensamentos, refletindo sobre as decisões e escolhas que a levaram até esse ponto da sua “vida de adulto”. Uma das conclusões da sua “hora perigosa” foi a de que “sem felicidade, também se vive”.
Fico pensando em quantos de nós vivemos uma vida de conformidade como esta. Chegamos a este mundo e encontramos lutas e adversidades. Nos acostumamos a elas e finalmente pensamos que “sem felicidade também se vive”. Então, escolhemos deixar o tempo passar e simplesmente, desistimos. Respiramos, mas não vivemos.
O nosso criador, no entanto, tem planos diferentes para cada um de nós. Ele não espera que aprendamos que “sem felicidade também se vive”. Muito pelo contrário. Aquilo que “olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou é o que Deus preparou para aqueles que o amam”, 1 Corintios 2: 9. Sim, eu sei que é difícil pensar que Deus preparou algo simplesmente extraordinário, impressionante, maravilhoso, inimaginável para a nossa vida. Mas essa é a verdade!
Por isso, eu não sei quanto a você. Mas eu tomei a decisão de buscar essa vida que “olho nenhum viu e ouvido nenhum ouviu“. Eu tomei a decisão de buscar ao Senhor com todas as minhas forças, até que eu possa viver e experimentar aquilo que “nenhuma mente jamais imaginou”. Por isso, na minha “hora perigosa” eu busco a palavra de Deus e não os meus pensamentos. Por isso, na minha “hora perigosa“, eu busco a oração e a orientação do Espírito Santo na minha vida.
E você ? O que tem feito na sua “hora perigosa”?
Oração: Senhor, quero encher a minha mente da tua palavra. Na minha “hora perigosa”, quero conhecer mais de ti e encher meus pensamentos de tudo que venha do Espírito Santo. Amém!
Versículo base: Todavia, como está escrito: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam”; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. (NVI) 1 Coríntios 2: 9-11