Não nascemos com odio
Foi em 17 de Junho de 2015. Durante um culto na Igreja de Charleston, na Carolina do Sul, um jovem de 21 anos entra na igreja, formada exclusivamente por afro-descendentes, e mata 9 pessoas, entre elas o pastor da Igreja. Depois de preso, o jovem chamado Dylan Roof confessa o crime e declara o motivo: “queria provocar uma guerra racial”.
Não sei muitos detalhes sobre a vida de Dylan Roof. Mas tenho certeza de uma coisa: ele não nasceu odiando negros. O joven Dylan Roof não nasceu com uma pré-disposição a odiar negros, escondida em seu DNA ou na sua mente. Esse ódio foi colocado lá. Esse ódio é fruto de uma vida onde, dia após dia, o ódio foi plantado, regado e cresceu. E cresceu tanto até levar um jovem de apenas 21 anos a jogar toda sua vida no lixo (ele foi condenado a prisão perpetua), além de acabar com a vida de outras 9 vítimas inocentes, que ele nem mesmo conhecia.
Por isso é tão importante cuidar o nosso coração e o dos nossos filhos. Precisamos sempre estar atentos com os conteúdos que alimentam nossos pensamentos e convicções. “Não permitas que o meu coração se volte para o mal, nem que eu me envolva em práticas perversas com os malfeitores. Que eu nunca participe dos seus banquetes!” (Salmos 141: 4). Nada é mais importante que guardar o coração. “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida” (Provérbios 4: 23).
Finalizo com a pergunta: você conversa com os seus filhos para saber o que há na sua mente e no seu coração? Você sabe como e com o que eles alimentam os seus pensamentos?
Oração: Senhor, quero cuidar da minha mente, coração e pensamentos. E também quero estar atento aos meus filhos e ajudá-los a alimentar seus pensamentos com a tua palavra. Amém!
Versículo base: Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios. Não permitas que o meu coração se volte para o mal, nem que eu me envolva em práticas perversas com os malfeitores. Que eu nunca participe dos seus banquetes! Fira-me o justo com amor leal e me repreenda, mas não perfume a minha cabeça o óleo do ímpio, pois a minha oração é contra as práticas dos malfeitores. (NVI) Salmos 141: 3-5