“Não é esse o caminho que queremos seguir”

A palavra de Deus é uma fonte inesgotável de promessas, ensinamentos, histórias, profecias e revelações. Ler e meditar na palavra de Deus é um privilégio que está ao alcance da grande maioria das pessoas neste planeta, embora existam países e lugares onde o acesso a ela é proibido e restrito.
No entanto, nesse vasto mar de palavras de fé e esperança, encontramos também duras advertências. E no texto de hoje, encontramos uma confrontante palavra do Senhor, que foi dirigida ao povo de Judá, por meio do profeta Isaías. E se bem essa palavra foi dita para o povo de Judá, ela está na palavra de Deus, para que seja uma advertência a você e a mim.
Assim diz o Senhor: “Parem nas encruzilhadas e olhem ao redor, perguntem qual é o caminho antigo, o bom caminho; andem por ele e encontrarão descanso para a alma. Vocês, porém, respondem: ‘Não é esse o caminho que queremos seguir’.” Me lembro então, que não poucas vezes, nós falamos ao Senhor: “Não é esse o caminho que queremos seguir”. É provável que não falamos com palavras, pois não nos atrevemos a tanto, mas nossas atitudes revelam isso.
E então vem a dura advertência, aquela palavra que não queremos buscar na Bíblia: “Ouça, toda a terra: Trarei calamidade sobre meu povo. Será fruto de suas próprias intrigas, pois não querem me ouvir; rejeitaram a minha lei. De nada adianta me oferecerem incenso doce de Sabá; fiquem com seu cálamo perfumado, importado de terras distantes! Não aceitarei seus holocaustos; seus sacrifícios não têm aroma agradável para mim”.
Esta reflexão é um convite para voltar ao caminho. Ainda há tempo para dar “meia volta” e regressar ao “caminho antigo, ao bom caminho”. Enquanto ainda há tempo.
Oração: Senhor, eu tenho rejeitado o teu caminho. Mas hoje eu decido pedir perdão e regressar ao caminho antigo, ao bom caminho, no qual alguma vez andei. Senhor, te peço que me revele esse caminho. Amém.
Texto base: Assim diz o Senhor: “Parem nas encruzilhadas e olhem ao redor, perguntem qual é o caminho antigo, o bom caminho; andem por ele e encontrarão descanso para a alma. Vocês, porém, respondem: ‘Não é esse o caminho que queremos seguir’. Coloquei sobre vocês vigias que disseram: ‘Fiquem atentos ao som da trombeta’. Vocês, porém, respondem: ‘Não vamos prestar atenção’. “Portanto, ouçam isto, todas as nações, considerem a situação do meu povo. Ouça, toda a terra: Trarei calamidade sobre meu povo. Será fruto de suas próprias intrigas, pois não querem me ouvir; rejeitaram a minha lei. De nada adianta me oferecerem incenso doce de Sabá; fiquem com seu cálamo perfumado, importado de terras distantes! Não aceitarei seus holocaustos; seus sacrifícios não têm aroma agradável para mim”. (NVT) Jeremias 6: 16-20