A morte de Estevão
Depois da morte, ressurreição e assunção de Cristo, era necessário seguir a ordenança dada por Jesus, quando depois de ter morrido na cruz e já ressurreto, apareceu aos discípulos e disse: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” Marcos 16:15.
Estevão foi um homem justo, integro e cheio do Espírito Santo, que levou a sério esta ordenança. Ele saiu a pregar o evangelho a toda criatura. Mesmo sabendo que sua vida estava em risco, ele não deixou de anunciar o evangelho.
Em Atos, capítulo 7, vemos o relato da sua morte. Ele pregava o evangelho com autoridade e sem temor e por isso, foi arrastado até fora da cidade e apedrejado até a morte. E um detalhe me chama muito a atenção. Para não ouvir as palavras de Estevão, seus algozes “taparam os ouvidos e, gritando bem alto, lançaram-se todos juntos contra ele, arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo“.
Tapar os ouvidos e gritar bem alto, lançando-se todos juntos contra ele. Não é esta justamente a atitude de muitos que são contrarios a Deus e a sua palavra? Estas pessoas não querem ouvir a palavra, elas tapam seus ouvidos, se negam a escutar qualquer palavra que fale sobre Jesus. Elas também gritam bem alto seus argumentos do tipo “pastores são ladrões de dízimos” e “crentes são fanáticos”. E atacam os cristãos e as igrejas nas redes sociais, fazendo piadas com a nossa fé ou até coisa pior.
Mas assim como Estevão tinha os olhos nos céus e viu a Cristo, a direita de Deus e não deixou de seguir a ordenança de Jesus, da mesma forma nós, precisamos perseverar e não vamos nos calar. Mesmo que o mundo tape os seus ouvidos, grite alto e lance seus ataques, eu decido perseverar. Porque “belos são os pés dos que anunciam boas novas” Romanos 10: 15.
Oração: Senhor, não quero deixar de anunciar a tua palavra. Mesmo que muitos tapem seus ouvidos, gritem e lancem seus ataques, eu decido perseverar. Amém!
Versículo base: “Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus, e disse: “Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus”. Mas eles taparam os ouvidos e, gritando bem alto, lançaram-se todos juntos contra ele, arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo.
Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito”. Então caiu de joelhos e bradou: “Senhor, não os consideres culpados deste pecado”. E, dizendo isso, adormeceu.” (NVI) Atos 7: 55-60