Morrendo lentamente no deserto
Podemos viver sem água? A resposta é clara: não! O tempo que um ser humano pode sobreviver sem água dependerá diretamente da temperatura e de quão rápido ele se desidrata. No entanto, estudos confirmam que um ser humano poderia vir a óbito entre 2 a 7 dias sem o consumo de água. Os especialistas recomendam que cada ser humano adulto beba, no mínimo, 2,5 litros por dia.
Em setembro de 2021, uma brasileira chamada Lenilda dos Santos, de 49 anos, foi abandonada sem água e sem comida, por um “coiote” que levava imigrantes ilegalmente para os Estados Unidos. Ela seria encontrada morta poucos dias depois. Antes da sua morte, ela chegou a enviar audios aos seus familiares. Em um dos seus últimos áudios, ela disse: “Eu dormi aqui, eu não aguentei (falando da caminhada). Eu estou sozinha, mas eles estão vindo me buscar. Pode ficar de boa.” Ninguém foi busca-la e ela morreu desidratada.
Estava lendo as declarações de um especialista sobre o caso. Ele disse:
“A desidratação pode levar à hipertermia, que leva a reações enzimáticas e podem provocar a paralisação completa dos órgãos. A perda de enzimas também pode causar uma coagulação do sangue nos vasos sanguíneos, impedindo a circulação. Provavelmente essa brasileira acabou ficando numa situação de coma e o organismo vai desligando devagar. Em determinado momento, não tem mais como ele [o organismo] lidar com essas alterações extremas e o coração para”.
Me chama a atenção, no último áudio enviado pela brasileira, ela pede para que todos fiquem “de boa”, que não se preocupem por ela. Não sabia ela que se desidrataria tão rápido. Não sabia ela que estava correndo sério risco de vida. Ela estava morrendo lentamente no deserto. E da mesma forma, muitos vivem uma vida sem Cristo, sem saber que estão morrendo aos poucos. Cada dia, milhares morrem com suas almas “desidratadas” sem jamais terem ido a fonte de água viva.
Que você e eu possamos saber que precisamos ir a fonte de água viva todos os dias.
Oração: Senhor, quero cada dia ir a fonte de água viva, para saciar minha sede. Amém!
Versículo base: A mulher lhe disse: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”. (NVI) João 4:15