Mentalidade de caranguejo
A mentalidade de caranguejo é sintetizada pela frase “se eu não posso tê-lo, você também não pode“. Ela nasce da observação de vários caranguejos vivos dentro de um balde. Quando um deles tenta sair do balde, os outros o puxam novamente para dentro, impedindo-o de sair.
A metáfora da mentalidade de caranguejo me permite entender melhor os humanos. Quando alguém tenta melhorar, avançar, a tendência do grupo é “puxa-lo para baixo”. Algumas vezes, por maldade mesmo, pela inveja, por não desejar que o outro alcance algo que os membros do grupo não podem. Outras, é sem intenção, motivados por experiências anteriores de fracasso, o grupo trata de mostrar que não é possível.
Melhor então é não andar com caranguejos. Mais importante ainda é não ser um caranguejo, não ser aquela pessoa que puxa o outro para baixo, que o desencoraja, que desmotiva. Antes, seja o amigo de Provérbios 27:17: “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro.”
Há caranguejos no seu balde?
Oração: Senhor, quero identificar os caranguejos no meu balde. E não quero ser eu um caranguejo no balde de alguém, aquela pessoa que “puxa para baixo” alguém que está lutando por algo. Amém!
Versículo base: Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro. (NVI) Provérbios 27:17