Massacre do Charlie Hebdo
O atentado terrorista que atingiu o jornal satírico francês Charlie Hebdo, no dia 07 de janeiro de 2015, em Paris, na França, ficou mundialmente conhecido como o Massacre do Charlie Hebdo. Dois irmãos, armados de fuzis e vestidos de preto, ingressaram em um evento matando 12 pessoas e deixando outras 5 gravemente feridas. O ataque foi resultado de edições do jornal, que foram consideradas um insulto por parte dos muçulmanos.
O massacre foi resultado da intolerância de parte a parte. Intolerância do jornal que satirizou uma religião. Intolerância ainda maior por parte dos muçulmanos que responderam com uma violência totalmente desmedida e desproporcional.
A intolerância é perigosa. A definição para intolerância é “ausência de tolerância ou falta de compreensão”. E precisamos aprender a ser tolerantes. Embora o exemplo citado acima seja um extremo da intolerância, ao ler a definição da palavra (intolerância = falta de compreensão), percebo que todos somos intolerantes em algum momento. Somos intolerantes na família, no trabalho e na sociedade. Somos intolerantes com nosso vizinho e até com o nosso filho.
A tolerância é uma característica daqueles que buscam ser mais parecidos a Cristo. E sigamos o que Paulo nos pede em Romanos 12:18: “Façam todo o possível para viver em paz com todos.”
Oração: Senhor, quero aprender a ser tolerante. Sei que as vezes não consigo compreender pessoas próximas a mim. Mas sei que com a ajuda do teu Espírito Santo, poderia compreende-las. Amém!
Versículo base: Façam todo o possível para viver em paz com todos. (NVI) Romanos 12:18