A influência não faz diferença para mim

Desenho de 3 homens conversando, dois falam e um apenas escuta.

Na Grecia antiga, os atenienses tinham apenas dois tipos de impostos ou taxas: uma em caso de necessidade extrema ocasionada por guerras ou tragedias e era aplicado apenas para 6 mil cidadãos que tivessem declarado um determinado nivel de riqueza e propriedades. O segundo, era anual e pago apenas pelos 300 cidadãos mais ricos do país, chamado de liturgia (λειτουργία). Os eleitos para tributar, muitas vezes, o faziam com satisfação pois isso lhes dava grande status social e permitia almejar posições políticas importantes.

No entanto, o desembolso não era pouco. Razão pela qual, algumas vezes era considerável pensar em uma saída. A mais fácil era não decalarar-se rico, embora isso afetasse o status social. Outra saída no entanto, era a antídosis. Se recorria a antídosis, o cidadão declarava toda sua fortuna, mas indicava outro cidadão que considerava mais rico que ele, para tributar no seu lugar. E para provar que não se tratava de uma falsa “acusação”, o declarante estaria disposto a trocar toda a sua fortuna pela fortuna do suposto mais rico. Com isso, a questão era simples: se o rico indicado não aceitasse a troca de fortunas, o suposto cidadão mais rico confirmava ser mais rico e tributava. Ou então, aceitava a troca e o declarante era quem tributaria, agora em posse da nova fortuna (sendo ela maior ou não).

Além de ser interessante conhecer a história, percebo uma vez mais o valor que o status social tem sobre a vida e a mente das pessoas. Todos queremos ser reconhecidos pela sociedade por nossos feitos e conquistas. No entanto, esse status diante da sociedade não tem valor algum diante de Deus. Acho interessante pensar que diante de Deus, Shakira ou Cristiano Ronaldo terão o mesmo tratamento que você, eu ou um morador de rua. Deus não estará “impressionado” com o Cristiano Ronaldo e seus feitos terrenais, sua fortuna ou fama. Sua fama e influencia não fará nenhuma diferença quando chegue diante de Deus.

Foi o que Paulo tratou de dizer em Gálatas 2:6. A influência de qualquer pessoa nunca lhe acrescentou nada. Não acrescentava nada a Paulo e muito menos para Deus.

Oração: Senhor, a influência das pessoas neste mundo não agrega nada a minha vida. E muito menos para ti! Sou grato por que para ti não há diferença entre as pessoas. Amém!

Versículo base: Quanto aos que pareciam influentes — o que eram então não faz diferença para mim; Deus não julga pela aparência — tais homens influentes não me acrescentaram nada. (NVI) Gálatas 2:6

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *