Jesus desceu ao inferno e pregou aos mortos?
A pergunta que dá título a esta reflexão, é um tema polêmico e que não tem consenso entre os cristãos. A teoria de que Cristo tenha descido ao inferno e pregado aos mortos dos tempos de Noé, tem sua origem na primeira carta de Pedro, capítulo 3, versos 19 e 20, onde ele diz: “no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída“. Enquanto os mais literais defendem a tese de que Cristo desceu ao inferno e pregou aos mortos, outros mais céticos preferem crer que é uma figura de linguagem e que faz referência a Jesus falando através de Noé, naquele tempo do dilúvio.
E no que eu creio? Espero que não se decepcione com a minha resposta, mas eu creio que a ressurreição de Cristo é muito mais importante que o lugar em que ele esteve nos 3 dias em que esteve morto. A ressurreição de Cristo é a boa notícia do evangelho. Sem a ressurreição de Cristo, a mensagem da vida eterna não faria sentido. Se Jesus não tivesse ressuscitado, é muito provável que sua vida seria retratada apenas como mais uma história como o cavalo de troia, Cleópatra, os vikings, ou os maias e astecas. É a ressurreição de Cristo que dividiu a história ao meio e onde eu decido colocar toda a minha atenção.
Meu amado irmão, Jesus veio a este mundo e entregou sua vida, para que você e eu pudéssemos ter a vida eterna. Esta é a boa nova do evangelho. Há esperança, Cristo vive.
Oração: Senhor, sou grato pela tua ressurreição. Confesso que não sei o que aconteceu nestes 3 dias que estiveste morto. Mas sei que a ressurreição é a boa noticia do evangelho e sobre ela declararei, até o último dia da minha vida. Amém.
Versículo base: Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus. Ele foi morto no corpo, mas vivificado pelo Espírito, no qual também foi e pregou aos espíritos em prisão que há muito tempo desobedeceram, quando Deus esperava pacientemente nos dias de Noé, enquanto a arca era construída. Nela apenas algumas pessoas, a saber, oito, foram salvas por meio da água. (NVI) 1 Pedro 3:18-20