Ironia
Uma obra histórica chinesa, publicada no ano de 1084 faz um interessante relato sobre o imperador Hui de Jin. A publicação cita uma frase dita pelo imperador ao ser informado que seus súditos não tinham suficiente arroz para alimentar suas famílias. Ele disse, ironicamente: “Porque não comem carne?”. Uma frase similar é atribuída a princesa francesa Maria Antonieta que ao ser informada que o povo não tinham pão para comer, teria dito “E porque não comem brioche”?
Existem 3 tipos de ironia. A ironia verbal, a situacional e a dramática. Na ironia verbal, falamos algo absurdo (como no exemplo acima). Outro exemplo da ironia verbal é agradecer por algo pelo qual não agradeceríamos, como dizer “Obrigado por arruinar meu dia“. A ironia situacional é quando acontece algo oposto ao esperado, como pegar fogo na estação de bombeiros ou uma delegacia de policia ser assaltada. Finalmente, a ironia dramática é aquela que vemos nos filmes ou nos livros. Um exemplo é o clássico Romeu e Julieta, quando Romeu comete suicídio crendo que Julieta estava morta, quando em realidade não estava.
No entanto, estou convencido de que a maior de todas as ironias está todos os dias, diante dos nossos olhos. E a grande ironia é esta: a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus. Enquanto a humanidade inteira busca a sabedoria deste mundo, estão caminhando a passos largos para o inferno. Pense que muitos (não todos, é claro) ricos, pensadores e famosos estarão no inferno, enquanto que outras pessoas humildes, desconhecidas e pobres se sentarão a mesa com o nosso Senhor. Que proveito há na sabedoria deste mundo? Nenhum. E esta é uma grande ironia.
Que eu e você possamos despertar diante desta grande ironia. E entender que é de maior valor buscar a sabedoria da palavra de Deus do que a sabedoria deste mundo.
Oração: Senhor, eu quero buscar da tua sabedoria e não a sabedoria deste mundo. Porque a sabedoria deste mundo leva a morte. Amém!
Versículo base: Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se “louco” para que se torne sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: “Ele apanha os sábios na astúcia deles”; e também: “O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe como são fúteis”. (NVI) 1 Coríntios 3:18-20