“Irmãos, o que fazemos em vida, ecoa na eternidade”
O filme Gladiador é um dos grandes clássicos do cinema. Em uma cena, prévio a uma batalha na Germânia, o comandante Máximus busca motivar o seu exército para a iminente batalha, e fala uma frase que é uma das mais conhecidas do filme. Ele diz: “Irmãos, o que fazemos em vida, ecoa na eternidade“.
Essa frase tem seu respaldo bíblico em Romanos, no capítulo 2, dos versos 6 ao 11. Nesta passagem, Paulo fala aos irmãos da igreja em Roma sobre as consequências de suas decisões, ou seja, do que “fazemos em vida”, e está consequência é justamente a a eternidade: “Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade“. A vida eterna está destinada a aqueles que nesta vida escolhem o bem. “Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça.“
Meu amado irmão, esta vida terrenal é muito curta se comparada a eternidade. O que são 70, 85 ou 100 anos comparados a 1000, 10000 ou 1 milhão de anos. Uma das grandes ironias deste nosso mundo é justamente essa: a vida é uma fagulha do que será a eternidade. Mas o que fazemos na vida, nesta curta passagem terrenal, terá grande impacto na eternidade.
Leia Romanos 2 e reflita sobre como tem vivido sua vida e sobre o que está construindo na eternidade.
Oração: Senhor, quero viver esta curta vida terrenal conforme o teu querer e o teu propósito. Mostra-me cada falha, cada pecado, para que eu possa mudar, pois quero passar a eternidade contigo. Amém.
Texto base: Deus “retribuirá a cada um conforme o seu procedimento”. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus não há parcialidade. (NVI) Romanos 2:6-11