Identificando uma raiz de falta de perdão

Mulher segura cartaz com o versículo de Marcos 11:25

Como sabemos, viver em Cristo é uma caminhada, um processo, uma evolução. Quando aceito a Cristo, de maneira imediata eu recebo a salvação e a vida eterna. No entanto, a partir de então, inicio um processo de crescimento, espiritual e no conhecimento da palavra, para cada dia ser mais parecido a Cristo. E embora eu saiba que nesta caminhada terrenal, jamais chegarei a ser exatamente igual a Cristo, sei que Ele é a minha meta, e que a medida que os anos passem, preciso cada dia aprender mais dEle e evoluir como cristão.

Uma das características mais marcantes de um Cristão que está espiritualmente muito avançado é a sua capacidade de perdoar. E como aprendemos na palavra de Deus, o perdão deve ser imediato: “Não se ponha o sol sobre a vossa ira”, Efésios 4:26. O perdão imediato, como Cristo quando ainda na cruz disse “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” (Lucas 23:34) é sem dúvida um ponto muito alto de evolução de um Cristão.

No entanto, quando não somos capazes de perdoar de maneira imediata, é possível que esta falta de perdão crie raízes profundas em nosso coração. Logo, é muito importante que constantemente, façamos uma autoanálise que permita identificar uma possível falta de perdão. E aprendi com o Pr. Andres Corson, em uma pregação, uma fórmula muito simples sobre como fazer essa analise.

Para saber se falta perdão na sua vida, você precisa analisar 3 coisas: sua mente, emoções e palavras.

  • Mente: “Por que tenho esses pensamentos em relação a essa pessoa?” É comum, que nossos pensamentos negativos em relação a uma pessoa tenham alguma raiz de falta de perdão.
  • Emoções: “Por que sinto raiva ou ódio de alguém? Por que não me sinto bem quando penso nessa pessoa?”. A falta de perdão traz um sentimento ruim em relação ao outro. Procure identificar se este sentimento não é fruto da falta de perdão.
  • Palavras: “Por que sempre respondo com aspereza a essa pessoa? Por que é tão difícil dizer palavras amáveis a alguém?” Nossas palavras manifestam o que há em nosso interior. E uma raiz de falta de perdão, produz palavras negativas.

Se quero ser como Cristo, preciso aprender a perdoar imediatamente. E revisar cada dia minha mente, emoções e palavras para identificar e arrancar qualquer raiz de falta de perdão.

Oração: Senhor, eu quero cada dia ser mais parecido a ti. Para isso, perdoar é um requisito indispensável. Ensina-me a perdoar de imediato e a revisar minha mente, emoções e palavras para identificar raízes de falta de perdão. Amém!

Versículo base: E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados”. Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados. (NVI) Marcos 11:25-26

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *