O que fazer diante de uma traição?
Em um mundo caído como o que estamos vivendo, certamente cada um de nós experimentou ou experimentará a experiência de ser traído. E se você hoje enfrenta a dor da traição, seja ela a traição de um cônjuge, de um irmão, de um filho ou de um amigo, saiba que na palavra de Deus encontramos não apenas conforto, mas também exemplos sobre como agir diante de uma traição.
Não são poucos os relatos de traição na palavra de Deus. A mais conhecida, claramente, é a história de Jesus quem foi traído por um amigo: Judas Iscariotes. Essa história encontramos registrada em Mateus 26. Mas também há outros registros importantes, que nos ensinam muito. José foi traído por seus irmãos (Gênesis 37), Davi foi traído por seu próprio filho, Absalão (2 Samuel 15) e Oséias foi traído por sua esposa (Oséias 3). E o que mais chama a atenção em cada uma destas histórias é que, aqueles que foram vitima da traição, escolheram o amor a vingança.
Jesus, ainda na cruz, orou por todos seus algozes (Lucas 23:34). Davi pediu a seus comandantes que poupassem a vida de Absalão (2 Samuel 18:12). José perdoou os seus irmãos da traição, pois entendeu o propósito de Deus (Gênesis 45). E Oséias aprendeu a amar incondicionalmente, assim como Deus ama o seu povo (Oseias 3).
Não quero aqui estabelecer doutrinas sobre o que fazer diante de uma traição. Humildemente, apenas posso aprender com os exemplos registrados na palavra de Deus. E dos exemplos aqui citados eu aprendo: orar por quem me traiu, proteger meu traidor, perdoar e amar.
Oração: Senhor, sou grato porque na tua palavra aprendo sobre como enfrentar as lutas da vida. Amém!
Versículo base: Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. (NVI) 1 Pedro 4:8