Hábitos e metas de um cristão
Todos os anos, minha esposa e eu fazemos um Workshop de planejamento do próximo ano. E sempre é uma experiência muito enriquecedora para todos, que podem começar o próximo ano com metas claramente definidas e um plano de ação pronto para execução. E entre as atividades que realizamos durante este Workshop está, diferenciar metas de hábitos. Por que? Porque é comum confundir o que é uma meta do que é um hábito. E para explicar da maneira mais simples e objetiva possível, explicamos que um HÁBITO é aquilo que só depende de mim. Já uma META, depende de acontecimentos sob os quais eu não tenho controle, embora possa motiva-los a que aconteçam. Um exemplo é levantar cedo todas as manhãs, que é um hábito e não uma meta, pois só depende de mim. Basta que eu queira sair da cama e pronto, esta “meta” (que é na verdade um hábito) seria alcançada. Uma meta seria por exemplo, aprovar no vestibular, que embora dependa do meu esforço, não é uma simples decisão e seu resultado está relacionado a acontecimentos que não controlo.
Trazendo este conceito para nossa vida espiritual, o mesmo se aplica a oração e leitura da palavra de Deus. Elas devem ser um hábito em nossas vidas. E só depende de nós. Para conseguir ler a Bíblia e orar todos os dias, eu não dependo da economia do meu país, ou do mercado de trabalho ou da cotação do dólar. Também não dependo do meu pastor ou do apoio da minha família. Trata-se exclusivamente de uma decisão pessoal. Logo, orar e ler a Bíblia é um hábito, mas o meu crescimento espiritual sim pode ser uma meta. Ser como Daniel, José ou Davi, ou até mesmo o objetivo maior que é ser como Jesus, é uma linda meta a ser buscada.
Finalmente, o desafio para nós nesta reflexão é este: desenvolva o hábito de orar e ler a palavra de Deus todos os dias, para que sua meta de ser mais parecido a Cristo, possa ser alcançada.
Oração: Senhor, meu desejo é desenvolver o hábito da oração e da leitura da tua palavra, para assim, ser mais parecido a Cristo. Amém!
Versículo base: Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. (NVI) Efésios 5:1-2
Posts Relacionados
O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar?
Todos esperam em ti o alimento no tempo certo
A nossa definição de milagre
Sobre o Autor
Bernardo Reinke
Bernardo Reinke é brasileiro, cristão, membro da Igreja Quadrangular Carismática, em Ibague, na Colômbia. Nasceu e cresceu em um lar cristão, e compartilha diariamente suas experiências com Deus através de devocionais simples, diretas e práticas.
Bom dia que maravilhoso vou aplicar na minha vida porque também quero ser parecido com Jesus Cristo.muito obrigado por esses preciosos ensinamentos