Fórmula matemática da felicidade

Fórmula matemática da felicidade.

Por que algumas pessoas podem ser felizes com tão pouco? E por que outros, que supostamente tem tudo, não encontram a felicidade? Certamente você já se fez essa pergunta. E eu sei que ter a salvação em Cristo é algo que por si só já diferencia aqueles que encontram a verdadeira paz daqueles que não. Mas o que Cristo faz em nós, pode ser traduzido na fórmula matemática da felicidade.

Aprendi a algum tempo atrás que a fórmula matemática da felicidade é Realidade – Expectativa = Felicidade. Logo, se sua “realidade é 7″ por exemplo, mas a “expectativa era 10“, sua “Felicidade é 3 negativos”, ou seja, infelicidade. Por outro lado, sua “realidade é novamente 7“, mas a “expectativa era 4”, sua “felicidade passa a ser 3 positivos“.

Mas por favor, preste atenção na mensagem que esta reflexão quer trazer. Não estou afirmando que para ser feliz, não devemos ter expectativas. Mas preciso ter cuidado com elas. Ao mesmo tempo, a fórmula me ajuda a saber onde tenho que trabalhar e de que forma: controlar as expectativas e focar na construção da minha realidade. Em outras palavras, sonhar menos e fazer mais.

No inicio da reflexão, eu disse que o Cristo faz em nós pode ser traduzido nesta fórmula. E está refletido na carta de Paulo aos Filipenses: “Aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade”, Filipenses 4:11-12. Paulo aprendeu a controlar suas expectativas e não ficava esperando que todos os días e o tempo todo tivesse fartura.

Tenho certeza que muitos somos infelizes por passar muito tempo alimentando as expectativas e pouco tempo produzindo algo concreto que de fato mude a nossa realidade. Esperamos que os amigos comprem em nossos negócios e não acontece. Esperamos que a família apoie nossos sonhos e pode que isso não suceda. Esperamos uma palavra de apoio e ela não vem.

Sonhar menos e fazer mais. Controlar as expectativas e construir a realidade. Vamos em frente?

Oração: Senhor, quero aprender a controlar as minhas expectativas e ter a mente e minhas atitudes focadas na construção da minha realidade. Amém!

Versículo base: Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. (NVI) Filipenses 4:11-13


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *