Foi a trave de madeira no seu olho
Um bombeiro existe para salvar vidas. É o que se espera dele. Mas infelizmente, foi exatamente o oposto, o que aconteceu no último dia 26 de fevereiro, em Belo Horizonte.
Um bombeiro aposentado estava em um bar, quando chegou um policial armado no local. O policial não estava fardado, o que levou o bombeiro a questionar o porte de arma. E pese a explicação do policial, de que tinha porte de arma e se considerava “da casa”, uma discussão iniciou-se.
O bombeiro retirou-se do local e foi até a sua casa para buscar uma arma. Depois de questionar a arma do policial, foi ele quem entrou armado no local. Mas entrou para fazer uso da sua arma de fogo, disparando várias vezes contra o policial, que morreu.
Esta triste história da vida real, ilustra algo que acontece com certa frequência: eu julgo o outro, a partir das minhas próprias fraquezas e debilidades.
Esta verdade é conhecida como a lei do espelho: o que me incomoda no outro, é o que eu tenho dentro. Aquele bombeiro pensava que o policial não podia estar armado dentro do local, porque temia um potencial descontrole, pois ele mesmo era descontrolado e sem domínio próprio.
Por isso, muito cuidado com o que você julga no outro. Jesus nos advertiu: “Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho?”
Talvez o bombeiro até tivesse razão: o policial não deveria estar armado ali. Mas ele viu o cisco no olho do policial, ignorando a própria trave de madeira no seu olho. Foi a trave de madeira que fez com que este bombeiro fosse até sua casa, buscar uma arma e cometer um assassinato.
Decida hoje ignorar o cisco no olho do seu irmão e eliminar as traves no seu próprio olho.
Oração: Senhor, eu não quero ser alguém que julga os demais a partir dos meus próprios defeitos. Me livra Senhor, de todo juízo, e que eu possa apenas cuidar das traves que tenho nos meus olhos. Amém.
Versículo base: Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? (BTLH) Mateus 7:3