“Flash Crash” emocional
O dia 06 de Maio de 2010 foi um dia de pânico nas bolsas do mundo inteiro. Naquele dia, mais precisamente as 14 horas e 32 minutos, ocorreu o Flash Crash, uma quebra trilionária nas bolsas de valores norte-americanas, que durou aproximadamente 36 minutos. O Dow Jones, por exemplo, teve a maior queda “intraday” da história, despencando 998,5 pontos.
A bolsa de valores tem algumas particularidades. Ela é influenciada por uma série de fatores econômicos, sociais e políticos. Por isso, ela é volátil. Este gigantesco mercado de compra e venda de papéis constrói e arruina fortunas diariamente. Basta um movimento “diferente” e podemos ganhar ou perder muito dinheiro.
Fico pensando o quão parecida é a bolsa de valores com as nossas emoções. Também estamos sujeitos aos fatores econômicos, sociais e políticos em nosso entorno. E muitas vezes temos um “flash crash” onde nossas emoções despencam ou disparam em questões de minutos. Quantas vidas já não foram arruinadas em um “flash crash” emocional. Por isso Provérbios 14: 17 diz que “quem é irritadiço faz tolices” e que “o homem irado provoca brigas, e o de gênio violento comete muitos pecados”, Provérbios 29:22.
Para não ser levados por nossas emoções, precisamos buscar a sabedoria, que vem da palavra de Deus. “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas”, Provérbios 19: 11. Tem você buscado a sabedoria ou você é uma montanha russa de emoções?
Oração: Senhor, quero aprender a dominar as minhas emoções. Quero aprender como fazer isso, lendo diariamente tua palavra. Amém!
Versículo base: “A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas. A ira do rei é como o rugido do leão, mas a sua bondade é como o orvalho sobre a relva. O filho tolo é a ruína de seu pai, e a esposa briguenta é como uma goteira constante. Casas e riquezas herdam-se dos pais, mas a esposa prudente vem do Senhor.” (NVI) Provérbios 19: 11-14