Festa no deserto

Um cactus com balões de festa, no deserto.

Esta reflexão é de autoria do Pr. Samuel Biassi Do Nascimento, falecido no dia 18/06/21. Esta reflexão foi publicada por ele no dia 26/05/21 no Facebook. Publico com autorização do seu irmão e meu amigo, Pr. Onésimo do Nascimento.


“Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto”. Êxodo 5:1

O texto Bíblico relata uma aparente contradição: Deus manda seu povo fazer uma festa no deserto. Deserto não seria um lugar de lamento e dor? A festa não deveria ser feita no fim do deserto como expressão de gratidão?

Geralmente falamos assim: Quando esta crise passar, vou fazer um churrasco para comemorar! Quando este deserto passar, vou fazer um culto de gratidão! Quando as coisas voltarem ao normal, vamos dar uma festa! Em meus anos de ministério nunca vi uma pessoa pedir um culto de gratidão a Deus em meio ao deserto; geralmente as pessoas pediam um culto de libertação, restauração ou cura. Culto de gratidão se realiza no fim do deserto. Correto? Bom… É assim que a grande maioria pensa, mas não Deus. Para Deus, deserto também é lugar de celebração.

Quando que o deserto se transforma em lugar de celebração? Em três momentos:

1) Quando o deserto deixa de ser uma surpresa para nós. Deus havia avisado a Moisés que seu povo deveria seguir caminho pelo deserto – Êxodo 3:18. O deserto também faz parte da paisagem da existência. Só se surpreende com o deserto quem acha que a vida será sempre um mar de rosas.

2) Quando carregamos algo maior que o deserto. O deserto seria apenas o ambiente, enquanto as razões para tal celebração seriam as promessas de Deus para seu povo;

3) Quando o deserto se transforma em lugar de encontro com a Graça cuidadora de Deus. “Assim diz o Senhor: O povo que escapou da espada achou graça no deserto. Eu irei e darei descanso a Israel”(Jeremias 31:2). Foi no deserto que Israel viu Deus de forma mais clara.

Se você está em meio ao pior deserto de sua vida, não veja esse tempo como fruto de má sorte, azar, maldição ou injustiça; celebre! Isso não é masoquismo… Festejar no deserto não é hipocrisia e muito menos fuga da realidade. Quem consegue festejar no deserto demonstra maturidade emocional e confiança em um Deus que está sempre no controle de todas as circunstâncias da vida.

Pr. Samuel Biassi Do Nascimento – ★06/06/1964 –18/06/2021

Oração: Senhor, agradeço esta reflexão do Pr. Samuel, pela sua vida e ministerio. Sei que agora ele está nos teus braços! Ajuda-nos a encontrar motivos para fazer uma festa no deserto. Amém!

Versículo base: Depois disso Moisés e Arão foram falar com o faraó e disseram: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Deixe o meu povo ir para celebrar-me uma festa no deserto”. (NVI) Êxodo 5:1


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *