Fazemos deuses a nossa imagem e semelhança
Escutei uma interessante afirmação do Pr. Tiago Mello, que me fez pensar algo que não havia, até então, pensado. Ele diz: “Deus fez o homem a sua imagem e semelhança. E desde a sua queda, o homem cria deuses a sua própria imagem e semelhança“.
Segundo está registrado em Gênesis 1, do verso 26 ao 28, podemos ver que Deus de fato, fez o homem, a sua imagem e semelhança. Nós somos o ponto alto da criação do Senhor, fomos criados a imagem do nosso criador e recebemos a missão de cuidar do planeta, também criado por ele. No entanto, o homem falhou e caiu, ao não seguir o mandamento recebido, que consistia em não comer do fruto da árvore no centro do jardim. E desde então, o homem tem criado deuses a sua própria imagem e semelhança. Ou seja, deuses mortais, deuses falhos, deuses mentirosos e enganadores.
Quais são os deuses criados pelo homem? Nossos deuses são celebridades, são políticos, clubes de futebol e seriados de televisão. São esposas ou esposos, líderes, filhos ou até mesmo pastores. São empregos, cargos ou contas bancárias. São carros, motos ou apartamentos. Os deuses criados pelo homem, são tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus em nossa vida.
O convite hoje é para que você possa renunciar a este deus, criado por você mesmo, e que possa, a partir de hoje, servir ao único e verdadeiro Deus, aquele que criou você a sua imagem e semelhança.
Oração: Senhor, não quero criar falsos deuses, que se pareçam a mim e as minhas faltas. Quero apenas servir e amar a ti. Amém!
Versículo base: Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais grandes de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”. Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Deus os abençoou, e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”. (NVI) Gênesis 1:26-28