Eu não sou o porteiro do céu

Tenho amigos que me questionam com frequência sobre quem entrará no céu e quem não. Alguns deles me trazem exemplos do tipo: “foi pastor a vida toda e morreu em adultério, irá para o céu?” ou “se converteu, mas nunca confessou um assassinato, ele irá para o céu?“.
Geralmente costumo responder: “Ainda bem que eu não sou o porteiro do céu“. Eu não quero essa responsabilidade de decidir quem entrará ou não nos céus. E me recuso a ocupar meu tempo e meus pensamentos nessa questão. E já faz algum tempo, eu decidi não julgar ninguém. Deus é quem sabe e conhece cada coração e cada situação e Ele é o único e justo juiz.
No entanto, posso (e devo) entender pela palavra o que ela fala sobre salvação e viver conforme o que aprendo dela. E o que eu aprendo sobre salvação na Bíblia? Aprendo que:
- Todos somos pecadores e estamos separados de Deus – Romanos 3:23
- Cristo veio para salvar-nos – 1ª Timóteo 1:15
- Pela morte de Cristo eu sou salvo e tenho a vida eterna – João 3:16
- Somos salvos por graça e não por obras – Efésios 2:8
- A salvação não me permite pecar – Romanos 6:1-2
Meus amados irmãos, isso é o que eu sei sobre a salvação. E a partir dessas verdades, eu decido como viver a minha vida. E mesmo conhecendo essas verdades, não tenho a capacidade de “julgar” quem é salvo e quem não é.
Grande responsabilidade seria, ser quem determina aqueles que entrarão ou não no reino dos céus. Mas felizmente, não sou o porteiro do céu. Não tenho e não quero ter essa responsabilidade.
Oração: Senhor, não compete a nós, humanos e mortais, o juízo sobre quem será salvo e quem não. Este juízo pertence tão somente a ti. Amém.
Versículo base: “Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus.” (NVI) Romanos 14:10