Entre a oração e os louvores

Na epístola de Tiago encontramos um versículo que nos dá duas orientaçoes extremamente simples, mas contundentes, para diferentes momentos em nossa vida. Tiago escreve: “Algum de vocês está passando por dificuldades? Então ore. Alguém está feliz? Cante louvores.”
Fico pensando que em nossa vida, vamos estar transitando entre esses dois momentos de nossa relação com Deus: as dificuldades e as alegrias.
Haverá momentos em que vamos enfrentar dificuldades e então, a oração será o nosso refugio, nosso lugar seguro. Quando a dificuldade chegar, precisamos lembrar que é na oração que colocamos diante de Deus nossos medos e preocupaçoes. E nosso Deus tem o seu coração e seus ouvidos, sempre abertos, para escutar o nosso clamor e estender sua mão poderosa.
Por outro lado, haverá momentos de alegria, onde veremos o agir de Deus em nossa vida. E nessa hora, não podemos nos esquecer de levantar louvores a Deus, com um coração agradecido pelas bênçãos que nos ha dado. Ele se agrada daquele que reconhece sua bondade e levanta sua voz dando a Ele todo o louvor pelo que tem feito.
Claro que também há louvor na dificuldade, assim como há oração na alegria. Uma coisa não elimina a outra. O essencial é viver, entre a oração e os louvores, reconhecendo sempre, que sem Ele nada sou, e dEle dependo, em todos os momentos.
Oração: Senhor, eu dependo de ti em todos os momentos, seja nos momentos de dificuldade ou de alegria, eu te buscarei, na oração e nos louvores. Amém.
Versículo base: Algum de vocês está passando por dificuldades? Então ore. Alguém está feliz? Cante louvores. (NVT) Tiago 5:13