“E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará”
Jocelyn Bell Burnell foi uma astrofísica britânica que em 1967, quando ainda era estudante, descobriu os primeiros sinais de um pulsar, localizado na constelação de Vulpécula. Um pulsar é uma estrela de nêutrons que, em virtude de seu intenso campo magnético, transforma a energia rotacional em energia eletromagnética. O fato curioso na história de Jocelyn Bell foi que, seu diretor de tese e também chefe, Anthony Hewish, foi quem, por esse descobrimento, terminou ganhando o premio nobel de física, em 1974. Jocelyn Bell não apenas foi descartada na premiação, como no comunicado de imprensa, seu nome nem mesmo foi mencionado.
Vivemos em um mundo onde nossos esforços nem sempre serão reconhecidos. Mais do que isso, é possível que em muitas ocasiões, quem receba os méritos do seu trabalho, seja outra pessoa. E quando encontro histórias como essa, lembro do que Jesus disse em Mateus 6, no verso 4: “E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará”.
Nós, que conhecemos a Cristo, não fazemos nada por reconhecimentos deste mundo, pois não buscamos os “tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.” Nos interessa muito mais o que Deus tem preparado para nós.
E voltando a Jocelyn Bell Burnell. Seu trabalho mais tarde, foi reconhecido. Tanto que estou escrevendo sobre isso agora. E em dezembro de 2014, ela foi eleita como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo pela BBC, 40 anos depois do Premio Nobel ao seu chefe.
O nosso Deus, que vê o que fazemos em segredo, nos recompensa, nisso eu creio.
Oração: Senhor, decido não fazer nada por reconhecimentos deste mundo, pois sei que tu, quem vê o que faço em segredo, me dará o que for justo e necessário para minha vida. Amém.
Texto base: Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará. Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. (NVI) Mateus 6, versos 3, 4, 19 e 20.