E para a hora da angústia nasce o irmão…
Conta-se que dois amigos, viajaram juntos para um safari na África, quando de repente se depararam com um leão. Ambos estavam paralisados de medo, quando um deles se agachou e começou a amarrar os seus cadarços. Então, o amigo, ironizando a atitude do companheiro, perguntou:
– “Você acha que só por amarrar o cadarço, vai conseguir correr mais rápido que um leão?”
Ao que o amigo respondeu;
– “Não preciso ser mais rápido do que o leão. Só preciso ser mais rápido do que você!”
Não poucas vezes somos este amigo, que amarrou os seus cadarços. Diante de uma dificuldade, apenas buscamos a forma de livrar-nos do problema, sem nos importar se alguém sairá prejudicado. Mas a Bíblia reprova essa atitude. Em 1ª Coríntios 10:24, a palavra nos diz: “Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros.” E mais ainda, quando estamos falando de um amigo.
Um amigo é alguém que escolhemos para andar conosco. Diferente a nossos pais ou irmãos, que já vem no “pacote” quando nascemos, um amigo podemos escolher. E é claro, também precisamos ser escolhidos por ele. Mas quando se dá esse “match”, essa coincidência de escolhas, é que nascem grandes amizades.
A Bíblia dá muito valor as amizades. E em seu mais famoso versículo sobre amizade, ela diz que o amigo “ama em todo o tempo“, mas reforça que para a hora da angústia, esse amigo se torna um irmão. Um irmão é um elo maior e mais forte que uma amizade. E quando chega a dificuldade, e você “amarra os cadarços” do amigo, deixando de amarrar os seus, você se tornou um irmão.
Você tem “amarrado apenas os seus cadarços?” Ou tem estado atento para “amarrar os cadarços” do seu irmão que está em problemas? Que classe de amigo você tem sido?
Oração: Senhor, quero ser esse amigo que se torna um irmão na hora da angústia. Revela-me Senhor, com quem eu tenho falhado, me mostra esse amigo que tem problemas e que tenho ignorado. Amém.
Versículo base: Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão. (ACF) Provérbios 17:17