É necessário nascer de novo
Juliane Koepcke, uma adolescente de 17 anos, no ano de 1971, foi sugada para fora de um avião, depois do mesmo ser atingido por um raio. Ela caiu de uma altura de 2 milhas, ainda amarrada ao seu assento e sobreviveu depois de passar 10 dias na selva amazônica, pese as suas feridas, em especial no braço.
Depois de dez dias, ela encontrou um barco atracado perto de um abrigo e encontrou o tanque de combustível do barco ainda parcialmente cheio. Juliane derramou a gasolina em suas feridas, uma ação que conseguiu remover as larvas de seu braço. Dos 93 passageiros e tripulantes, Juliane foi a única sobrevivente do acidente do voo 508 da LANSA, ocorrido em 24 de dezembro de 1971. E todos jornais da época noticiaram sobre a adolescente que “nasceu de novo“.
Conhecemos muitas histórias como essa, de pessoas que sobreviveram a um acidente ou a uma doença terminal. E podemos sim afirmar que essa superação é um novo nascimento. Mas há um novo nascimento mais importante do que este, pelo qual todos devemos passar. E não sou eu que estou afirmando isso, mas o próprio Deus vivo, Jesus Cristo: “Digo-lhe a verdade: ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.
O novo nascimento ao que Jesus se refere, não se trata de sobreviver a um acidente, como foi o caso da jovem Juliane. Nascemos de novo, quando reconhecemos que somos pecadores e que necessitamos do perdão, da graça e da misericórdia de Deus. Ao reconhecer nossa precária condição, aceitamos a Cristo como nosso salvador e a partir de então, nascemos do Espírito, sendo declarados salvos em Cristo.
E a partir deste novo nascimento, nosso caráter é transformado: “Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade“, Efésios 4:22-24
Que grande experiência é sobreviver milagrosamente a um acidente. Mas maior experiência, é ser salvo em Cristo e transformar o seu caráter.
Oração: Senhor, quero nascer de novo, mas não sobrevivendo em um acidente e sim, reconhecendo que sou pecador, sendo salvo e transformado em Cristo Jesus. Amém.
Versículo base: Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!” Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. (NVI) João 3:3-6