Ai daquele que obtém lucros injustos para a sua casa
O grande ascenso de Al Capone no mundo do crime, começou a partir de uma lei, que entrou em vigencia no dia 17 de janeiro de 1920. A partir deste dia, ficou proibida a fabricação de cerveja, a destilação e a distribuição de bebidas alcoólicas nos Estados Unidos. Al Capone passou a importar bebidas e vender ilegalmente no país, obtendo lucros altísimos. Estima-se que Al Capone faturava mais de U$ 100 milhões de dólares por ano, dos quais, aproximadamente 30% era utilizado para pagar propina a políticos, policiais, juízes, agentes públicos e até jornalistas.
Infelizmente, vivemos em um mundo onde o dinheiro compra pessoas. Criminosos tem êxito, muitas vezes, por comprar pessoas que facilitam a pratica de crimes. E a grande verdade é que todos que aceitam propina tornam-se tão criminosos quanto aqueles que praticam os crimes.
No entanto, nós sabemos que “é melhor ter pouco com retidão do que muito com injustiça”, conforme diz Provérbios 16:8. E como diz em Habacuque 2:9, “ai daquele que obtém lucros injustos para a sua casa”. Logo, todo político, policial, juiz, jornalista e até mesmo o comprador de uma empresa que aceita propina é MALDITO diante de Deus. E ainda que exista impunidade neste mundo, diante de Deus não haverá maneira de justificar o que foi feito, com consciência, nesta vida.
Que você e eu possamos ter nossa consciência tranquila sobre nossos atos e a forma como alimentamos nossa casa.
Oração: Senhor, não quero alimentar minha casa com dinheiro injusto. É melhor ter pouco com retidão do que muito com injustiça. Eu escolho a tua justiça. Amém!
Versículo base: Ai daquele que obtém lucros injustos para a sua casa, para pôr seu ninho no alto e escapar das garras do mal! Você tramou a ruína de muitos povos, envergonhando a sua própria casa e pecando contra a sua própria vida. Pois as pedras clamarão da parede, e as vigas responderão do madeiramento contra você. (NVI) Habacuque 2:9-11