É inteligente ser paciente
Série: Os fundamentos de uma vida bem vivida!
Escrito por Mario Velandia – O caminho para a saúde
“O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.”
Provérbios 14:29 (NVI)
Sua vida tem fluxo e refluxo. Às vezes Deus quer que você se mova rapidamente, mas às vezes Ele quer que você pare. Como diz Provérbios 14:29: “O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.” (NVI).
Hoje e amanhã veremos quando Deus quer que você diminua o ritmo. Primeiro, você deve sempre agir devagar quando não tiver todos os fatos. Nossa cultura adora a impulsividade e a espontaneidade. Ela nos diz que as decisões “instintivas” são as corretas.
Você provavelmente já ouviu alguém dizer, “siga seu coração”, em mais de uma ocasião. Mas a Bíblia nos diz: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” Jeremias 17:9 (NVI).
Os sentimentos muitas vezes nos levam na direção errada. Você precisa confiar na verdade fora de você. A Bíblia é clara sobre isto: “Quem responde antes de ouvir, comete insensatez e passa vergonha” Provérbios 18:13 (NVI).
Então, quando você ainda não tem todos os fatos, você desacelera. Não confie no seu instinto, no seu coração ou nos seus sentimentos. Aproveite o tempo para procurar fora de você a verdade objetiva.
Outro momento para agir lentamente é quando você está magoado, com raiva ou deprimido. Quando estamos chateados, tendemos a reagir e retaliar, em vez de agir com sabedoria.
Tiago 1:19 diz: “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” (NVI). Você vê o ritmo nesse verso? Ele diz pronto, tardio, e novamente tardio. Se você for pronto para ouvir e tardio para falar, automaticamente demorará para ficar com raiva. Mas se você for tardio para ouvir e pronto para falar, mais rápido ficará com raiva.
Provérbios 14:29 diz: “O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.” (NVI). Provérbios 15:28 diz: “O justo pensa bem antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal.” (NVI). Em outras palavras, pessoas piedosas colocam suas mentes em movimento antes de suas bocas. Às vezes você vai se sentir irritado, magoado ou deprimido. Isso é apenas parte da vida. Na próxima vez que isso acontecer, diminua a velocidade. Provérbios 15:18 diz: “O homem irritável provoca dissensão, mas quem é paciente acalma a discussão.” (NVI).
Não tome decisões rápidas das quais você se arrependerá. E o mesmo acontece quando você não tem todos os fatos. Em vez de simplesmente “seguir o seu coração”, reserve um tempo para desacelerar e tomar uma decisão cuidadosa. Lembre-se: é inteligente ser paciente.
Reflita sobre isso:
- Pense na última vez em que tomou uma decisão precipitadamente: quais foram as consequências?
- Você diminuiu o ritmo para tomar uma decisão cuidadosa recentemente? Como você viu que Deus o guiou nisso?
- Tiago 1:19 diz: “Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” (NVI). Qual dessas coisas é mais difícil para você? Como você se comprometerá a praticar o mais difícil a partir de agora?
LEMBRE-SE: VOCÊ É UMA BÊNÇÃO!
Devocional escrita por Mario Velandia