Como desenvolver o domínio próprio?

Um muro quebrado. Proverbios 25:28

O dominio próprio é um dos frutos do Espírito Santo citados em Gálatas, capítulo 5. E que importante é que cada um de nós possa aprender a desenvolve-lo. Todos os dias, pessoas jogam suas vidas fora, e ao mesmo tempo, destroem a vida de outros, exclusivamente pela total falta de dominio próprio. Basta abrir um jornal e facilmente encontraremos notícias de pessoas que perderam o controle, por não ter nenhum domínio próprio.

Era 26 de janeiro de 2020. O casal Rafael e Fabiana voltam de um aniversário com os filhos e a namorada do filho mais velho. Um acidente de trânsito interrompeu a viagem. Uma discussão seguiu. E o jovem Dionatha Bitencourt Vidaletti, de apenas 24 anos pega uma arma em seu carro e mata o casal, Rafael e Fabiana e também o filho mais velho do casal, chamado Gabriel. Uma batida de trânsito com danos mínimos no veículo, uma discussão banal, e uma familia massacrada. O que poderia ter evitado a tragédia? O dominio próprio.

Eu li certa vez que “não é preciso ser um monstro para cometer uma monstruosidade. Basta não ter dominio proprio.” E esta é uma grande verdade. Não podemos subestimar o que a falta de dominio próprio pode fazer. Por isso, devemos buscá-lo com todas as nossas forças.

Finalmente, como desenvolver o dominio próprio? Basta alimentar mais o espírito e menos a carne. Quanto mais você alimentar o seu espírito, com leitura da palavra e oração e menos alimentar sua carne, com os prazeres deste mundo, as más companhias ou as redes sociais, mais fácil será dominar-se ante qualquer situação.

Oração: Senhor, eu quero desenvolver mais o meu dominio próprio. E sei que para isso, preciso buscar mais de ti cada dia. Amém!

Versículo base: Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se. (NVI) Provérbios 25:28


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *