Direção defensiva
No Brasil, é obrigatório aos motoristas fazer um curso de direção defensiva. O curso tem por objetivo preparar o motorista para lidar com situações que possam causar algum acidente.
Estudos indicam que os acidentes acontecem por alguma destas 3 razões: negligência, imprudência ou imperícia. Logo, a direção defensiva pretende que o motorista que a emprega seja um elemento ativo na alteração ou eliminação destes fatores que possam vir a causar acidentes. E uma das mais poderosas estrategias na direção defensiva, é abrir mão dos seus direitos.
Exemplos: você tem a preferencia, mas se algum carro atravessou a via, você abre mão do seu direito de preferencia e freia; o limite de velocidade é 80 km/h, mas está chovendo e a pista está escorregadia, você abre mão do seu direito de andar a 80 km/h e reduz a 60 ou 50; um pedestre cruzou a rua fora da faixa de segurança, você reduz a velocidade para que ele cruze em segurança. A direção defensiva pede que você abra mão de direitos, para evitar acidentes.
Algo muito parecido acontece com aqueles que escolhemos seguir a Cristo. Precisamos abrir mão de direitos. “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a vida por minha causa, a encontrará.” (Mateus 16: 24-25). Talvez seja necessário até renunciar mais do que direitos: “E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.” (Mateus 19: 29).
O que tem sido mais importante para você: seus direitos terrenais ou a herança da vida eterna?
Oração: Senhor, eu quero abrir mão dos meus direitos terrenais para herdar algo muito maior e mais valioso, que é a vida eterna. Amém.
Versículo Base: “Mas eu não tenho usado de nenhum desses direitos. Não estou escrevendo na esperança de que vocês façam isso por mim. Prefiro morrer a permitir que alguém me prive deste meu orgulho.” (NVI) 1 Coríntios 9: 15