Devemos dar a vida por nossos irmãos
Esta é uma conhecida ilustração, que nos traz uma importante lição:
Conta-se que um rato viu que os donos da fazenda haviam comprado uma ratoeira. Ele saiu rápido e foi correndo contar a todos:
– “Há uma ratoeira na casa, há uma ratoeira na casa!”
A galinha então disse:
– “Imagino que isso seja um grande risco pra você. Mas a mim, não me prejudica em nada!”
O cordeiro, que também estava por ali, disse:
– “Eu sinto muito por você rato. Mas não posso fazer nada. Talvez eu apenas ore por você”.
Logo, a vaca, rindo, perguntou:
– “E por acaso eu estou em perigo? Acho que não”.
Então, o rato regressou para a casa, preocupado e abatido pela ratoeira, sabendo que precisava andar com muito cuidado.
Durante a noite, foi ouvido um barulho, da ratoeira sendo acionada. A mulher saiu correndo para ver quem havia caído na ratoeira. Mas como estava escuro, ela não viu que a ratoeira tinha atingido o rabo de uma cobra venenosa. A cobra mordeu a mulher e o fazendeiro teve que levá-la as pressas para o hospital.
Depois de 3 dias no hospital, a mulher voltou para casa. Ela tinha febre e o fazendeiro decidiu fazer uma sopa para ela. Para isso, ele matou a galinha e fez um belo caldo.
A mulher não melhorava e os vizinhos foram visitá-la, para ver como estava. O fazendeiro então, matou o cordeiro para alimentar os convidados.
Finalmente, a mulher morreu e para pagar o funeral, o fazendeiro vendeu a vaca.
Este conto tem o propósito de nos ensinar que sempre devemos estar dispostos a ajudar o nosso próximo, e que situações que a principio não nos afetam de maneira direta, podem finalmente afetar-nos de maneira importante mais adiante.
Mas a Bíblia vai muito além. Nela, aprendo que devo cuidar e amar o meu próximo, simplesmente porque Cristo já o fez por mim: “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos” . Aquilo que eu recebi de Cristo, eu devo dar para quem está a minha volta. E o que eu recebi de Cristo? Nada mais e nada menos que a sua própria vida.
Oração: Senhor, eu quero estar atento as necessidades do meu próximo. Aquilo que eu recebi de ti, eu quero dar para o meu próximo. Amém.
Versículo base: Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. (NVI) 1ª João 3:16