Deus não nos obriga: Ele nos dá uma opção
Série: Os fundamentos de uma vida bem vivida!
Escrito por Mario Velandia – O caminho para a saúde
“Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição. Pois hoje lhes ordeno que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse.”
Deuteronômio 30:15-16 (NVI)
Muitas pessoas têm um grande mal-entendido sobre Deus. Eles sabem que Deus planejou sua existência e tem um propósito para suas vidas. Mas têm a ideia errada de que cada detalhe da vida está pré-definido. Eles acham que não têm escolha.
Na verdade, a Bíblia ensina exatamente o oposto. Sim, Deus tem um plano e um propósito para a sua vida, mas não é automático. Você pode perder isso. É por isso que Deus não irá forçá-lo a desfrutar do plano que ele tem para você. Ele lhe dá a opção de aceitar ou rejeitar sua salvação. Ele nos dá a opção de obedecer ou desobedecer às suas instruções. Ele nos dá a escolha de seguir ou ignorar o propósito para o qual fomos criados. Muitas pessoas perdem o propósito de suas vidas por causa de suas escolhas erradas.
A Bíblia diz repetidamente que Deus não forçará você a fazer a Sua vontade. Quando Moisés conduziu os judeus para fora do Egito e para o deserto, após 400 anos de escravidão, ele lhes falou sobre uma terra que emanava leite e mel, uma terra de grandes e abundantes bênçãos, que Deus lhes havia prometido. Seria um lugar muito diferente dos seus anos de escravidão.
Mas antes de entrarem na Terra Prometida, Deus, através de Moisés, disse ao povo a mesma coisa que hoje diz a você: “Vejam que hoje ponho diante de vocês vida e prosperidade, ou morte e destruição. Pois hoje lhes ordeno que amem o Senhor, o seu Deus, andem nos seus caminhos e guardem os seus mandamentos, decretos e ordenanças; então vocês terão vida e aumentarão em número, e o Senhor, o seu Deus, os abençoará na terra em que vocês estão entrando para dela tomar posse.” Deuteronômio 30:15-16 (NVI).
Deus estava dando a eles uma escolha. Deus queria que seu povo desfrutasse da generosidade da Terra Prometida. Mas ele não os forçou a aceitar isso. A escolha foi deles.
Esta é uma imagem da salvação, de sair da escravidão do pecado para a liberdade em Cristo. Para aproveitar a vida na Terra Prometida, os israelitas tiveram que optar por obedecer a Deus. Você também tem que escolher se aceitará a salvação de Deus e as coisas boas que Ele planejou para você. Deus poderia ter feito de você uma marionete, mas não o fez. Ele preferiu dar a você a capacidade de escolher. Se você escolher errado, essa escolha será sua maldição. Se você escolher com sabedoria, será sua maior bênção. Hoje Deus lhe dá uma escolha entre a vida, escolhendo a salvação e o Seu caminho, ou a morte. Qual caminho você vai escolher?
Reflita sobre isso:
- Você tem vivido a vida no piloto automático ou está optando por seguir o plano de Deus para você?
- Se você não aceitou o dom da salvação de Deus, o que o impede de tomar essa decisão?
- Como você viu as boas promessas de Deus se tornarem realidade quando você escolheu seguir o caminho dele?
LEMBRE-SE: VOCÊ É UMA BÊNÇÃO!
Devocional escrita por Mario Velandia