“Deus não me ajudou quando eu mais precisei”
Conta-se que uma família decidiu fazer uma viagem em um cruzeiro com seu filho adolescente. Era um grande momento em família e todos disfrutavam alegres do passeio. O jovem no entanto, era agitado e por vezes, descuidado e irresponsável. Junto com um amigo que conheceu na viagem, apostou que era capaz de equilibrar-se na barra de proteção na extremidade do navio. E isso fez: subiu na barra de proteção e passou a caminhar sobre ela, equilibrando-se. No entanto, um movimento mais forte do navio no mar, acompanhado de uma rajada de vento, o derrubou e aquele jovem caiu no mar. Desesperado, aquele jovem no mar apenas podia gritar: “Pai, pai, salva-me”. Seu pai, ao ver seu filho no mar, não hesitou nem por um segundo e pulou do navio para salvá-lo. Ele nadou até alcançar o seu filho e logo, ambos foram resgatados pela tripulação do cruzeiro.
Nessa curta história, podemos ver aquele que, muitas vezes, é o nosso comportamento diante de Deus. Tomamos decisões imprudentes e irresponsáveis, assumimos riscos sem consultar a Deus e ignoramos as instruções dEle. Mas quando tudo vai mal, agora sim, oramos a Deus e clamamos: “Salva-me Senhor”. E talvez você agora esteja pensando: “Mas Deus não saltou no mar para salvar-me no momento em que mais precisei”.
Meu amado leitor, existe uma grande diferença entre o pai desta ilustração e nosso Deus criador e esta diferença é muito simples: Deus sim tem o controle sobre tudo.
Aquele pai não tinha nenhum controle sobre a situação e apenas fez a única coisa que pode pensar em fazer. Nosso Deus, no entanto, tem controle sobre todas as coisas. Ele tem controle sobre o mar, pois Ele o criou. Deus tem o controle sobre as ondas, sobre os tubarões e o vento. Ele tem poder para secar o mar com uma só palavra. Ele também sabe quanto tempo eu posso aguentar no mar. Meu Deus não precisa saltar desesperadamente no mar para salvar-me. E em sua sabedoria, conhece o que eu não sei, vê o que eu não vejo e tem um propósito por trás de cada acontecimento. Se Deus não saltou no mar, confie que seus planos são maiores.
Oração: Senhor, quero confiar que teus planos são maiores, mesmo que eu não entenda. Amém!
Versículo base: Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. (NVI) Isaías 55:8-9