Desliga a TV e vá ler um livro
Em 2004, a MTV Brasil surpreendeu o país com uma campanha jamais esperada por uma rede de televisão. Todos os dias, durante 30 minutos, a TV ficava com a tela completamente escura e a frase que dizia: “Desliga a TV e vá ler um livro”. A surpreendente campanha durou aproximadamente 2 anos. Mas dados do IBOPE revelaram que apenas 8% dos telespectadores desligaram de fato a TV. E é impossível saber quantos, de fato, pegaram um livro.
No dia 19 de Junho, na Colômbia, tivemos o “dia sem IVA“, ou seja, um dia onde não se pagaria o imposto (equivalente ao ICMS no Brasil) na compra de nenhum bem ou produto. Em meio a pandemia do Covid 19, nos surpreendemos em ver lojas de eletrônicos lotadas. Mas as livrarias continuaram vazias. A grande maioria da população aproveitou a oportunidade de um dia com zero de impostos, para buscar uma TV e não um livro.
Estes episódios ilustram bastante bem a diferença entre viver na carne e viver no espírito. Uma vida fundamentada na carne, sempre escolherá a TV em lugar do livro. Porque a carne deseja apenas servir-se a si mesma, o prazer imediato, o entretenimento. Enquanto isso, quem vive no espírito busca a vontade de Deus, o crescimento e o aprendizado. Quem vive no espírito sempre deseja tornar-se um ser humano melhor.
Portanto, hoje, minha oração é por um mundo com mais pessoas desligando a TV e lendo livros.
Oração: Senhor, hoje eu clamo por um mundo onde mais pessoas escolham livros em lugar de um televisor. Amém!
Versículo base: Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. (NVI) 2 Coríntios 4:18.