Desconectar para conectar
Neste ano, tive a oportunidade de ir no colégio do meu filho menor, para um evento preparado para o dia dos pais. Meses antes, minha esposa teve a oportunidade ir a um evento similar, no dia das mães. A primeira coisa que nos chamou a atenção foi a ausência de alguns pais. Enquanto que, no evento de dia das mães, absolutamente todas estavam presentes (sim, não faltou nenhuma mãe), no evento do dia dos pais, não aconteceu o mesmo. De um total de 20 alunos, 14 pais presentes.
Estando ali, observa os olhares das crianças que não tinham os seus pais ali presentes. Fiquei tentando imaginar seus pensamentos, sentimentos, e confesso que uma profunda tristeza invadiu a minha alma. Desconheço os motivos para que algum daqueles 6 pais ausentes, não pudesse estar e não pretendo julgar ninguém aqui. Mas fato é que sua ausência era claramente sentida, no olhar de cada uma daquelas crianças.
Outro detalhe que chamou poderosamente a atenção: a grande dificuldade dos pais, de desconectar-se dos seus celulares. Um pai ficou fora da reunião, no telefone, durante os primeiros 15 minutos. Outro pai, mesmo dentro da sala, continuava ao telefone em uma ligação de trabalho. Alguns outros, enviam mensagens no whatsapp e outro pai, sentado próximo a mim, enviava um áudio dizendo: “me espere, aqui não vou demorar nem 30 minutos”. A reunião apenas se havia iniciado, mas aquele pai pensava que não deveria durar mais que 30 minutos.
Fiquei pensando, no quanto para nós, homens, é difícil desconectar-se do trabalho, uma manhã de quinta-feira, para estar com nossos filhos. Como é difícil, desconectar do trabalho, para conectar com um filho e viver aquele momento, por mais simples que seja, plena e intensamente. Honro a cada pai que se esforçou para estar ali, mas é preciso estar de verdade. É preciso desconectar para conectar.
Esta reflexão é para você pai: escolha momentos para desconectar de tudo e conectar com seus filhos. Separe um horário na semana, e surpreenda os seus filhos, estando com eles, 100%, integralmente, por completo. Eles esperam esse momento, mesmo sem pedir. Leve eles para comer uma pizza (só pai e filhos) ou chutar uma bola em um parque. Deixe o celular e o trabalho em casa. E você também se surpreenderá, mas com os resultados.
Oração: Senhor, reconheço que não tenho desconectado para conectar com meus filhos. Perdoa-me Senhor, e ajuda-me a ser um pai mais presente na vida deles. Amém.
Versículo base: Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (ACF) 1ª Timóteo 5:8