Decisões importantes

Desenho de um homem em um circulo, com muitas flechas, indicando que há muitas opções de caminhos
DISPONIÍVEL TAMBÉM EM ÁUDIO

Existem decisões que são transcendentais na vida de qualquer ser humano: fazer ou não uma universidade, trabalhar neste ou naquele emprego, casar com essa pessoa, estudar essa carreira e etc. São decisões muito importantes porque elas são excludentes de todas as outras alternativas. Se escolhi casar-me com Paola, eu renuncio a todas as outras mulheres que poderia ter escolhido. Quando escolhi estudar engenharia comercial, eu abri mão de estudar administração de empresas, contabilidade ou medicina. Quando escolhi trabalhar em uma empresa química no sul do Brasil, eu abri mão de trabalhar em outras empresas, porque emprego, geralmente, temos apenas 1 (embora haja pessoas que tenham mais de 1, as opções seguem sendo limitadas as leis da física). Finalmente, estou falando sobre decisões que determinam o futuro, para bem ou para mal. Decisões que uma vez tomadas, terão significativo impacto em minha vida.

Mas há decisões que eu tomo todos os dias, e que talvez não as considero com a importância que elas tem. Parecem decisões cotidianas e de baixo impacto. Mas a longo prazo, elas fazem toda a diferença no meu presente e no meu futuro. E para ser muito claro, entre tantos exemplos que poderia trazer aqui, vou falar de apenas 3 deles.

  1. Cada dia eu decido se vou ter uma atitude positiva ou negativa – quando me levanto da cama, posso escolher entre um bom dia animado e afetuoso ou aquela cara de sofrimento, de sono e de cansaço. Posso escolher começar o dia acreditando que será um dia de sucesso e conquistas ou posso escolher pensar que terei um dia de sofrimento e trabalho pesado.
  2. Diariamente escolho conversar com Deus ou ignorá-lo – antes de sair de casa ou sentar no meu escritório para trabalhar, tenho a chance de escolher conversar com Deus ou não fazê-lo. Posso colocar diante dele minhas lutas e dificuldades, ou posso ignorá-lo.
  3. Posso escolher entre o certo e o errado – essa escolha é feita dezenas de vezes em um só dia. A cada momento tenho a possibilidade de escolher fazer o que é certo ou o que é errado. E quanto mais conectado estou com o Espírito Santo, maior é meu discernimento quanto ao que é certo a se fazer em cada situação.

As escolhas diárias serão tão importantes em sua vida quanto aquelas poucas decisões transcendentais, citadas ao início desta reflexão. Mas não as percebemos com tanta clareza. E aqui está a grande diferença na vida daqueles que chegam a plenitude de uma relação com Cristo.

Oração: Senhor, quero entender que as pequenas decisões diárias são tão importantes quanto aquelas tomadas poucas vezes na vida, como casamento ou profissão. Ajuda-me a identificar aquelas decisões que preciso tomar diariamente. Amém!

Versículo base: Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir. (NVI) Salmos 25:12

Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *