De quem devo ouvir conselhos?
Tom Selleck é um famoso ator, protagonista do seriado Magnun PI, muito popular nos anos 80. Estava lendo que ele teria sido convidado para discursar em uma formatura. Vejam a sua resposta:
– “Não! Não sou um modelo para vocês. Vocês não deveriam ouvir pessoas como eu para obter conselhos de vida. Eu sou famoso. Mas eu só faço caretas na frente de uma câmera para viver!”
A Bíblia é repleta de versículos que nos orientam a pedir conselhos. A Deus lhe agrada quem busca conselhos antes de tomar uma decisão. Mas é fundamental saber a quem pedir conselhos. Gosto muito da sincera e verdadeira resposta de Tom Selleck. Ser famoso não é qualidade de alguém que possa dar conselhos. A fama não indica que alguém tenha algo a somar ou agregar a sua vida. Na verdade, é provável que a grande maioria dos famosos não tenha bons conselhos para a nossa vida.
Como saber então de quem ouvir conselhos? A resposta está em Mateus 7:16: “Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas?” Antes de pedir conselhos a alguém, observe os frutos, seu entorno, sua família, sua vida e seus comportamentos. O amigo divorciado e adúltero não é o melhor conselheiro matrimonial. O ator ou cantor drogado não é a melhor referência de vida. Observe os frutos. Se os frutos são bons, os conselhos serão os melhores.
Oração: Senhor, quero pedir conselhos aos homens porque sei que isso te agrada. Ajuda-me a saber de quem receber conselhos. Amém!
Versículo base: Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? (NVI) Mateus 7:16