Dar valor ao que tem valor

Conta-se que um homem estava procurando por algo valioso em sua casa e encontrou um antigo cofrinho em seu sótão. Eram moedas herdadas da sua vó, que na infância, ele guardou com carinho naquele pequeno cofrinho. Empolgado, ele o abriu e descobriu que estava cheio de moedas antigas. Animado, ele pensou:
– “Com certeza, essas moedas devem valer uma fortuna!
Então, ele correu até um numismata, um especialista em moedas, para avaliar seu precioso achado. O numismata examinou cuidadosamente cada moeda e disse:
“Sinto muito, mas essas moedas não têm muito valor. Elas são apenas antigas e não muito raras.”
Desapontado, o homem perguntou:
“Então, qual é o valor total dessas moedas?”
O numismata fez alguns cálculos e respondeu:
“Bem, se você as vender em um leilão, talvez consiga 100 ou 200 dólares.”
O homem ficou chocado e disse:
– “Tão pouco? Eu esperava pelo menos 5 ou 10 mil dólares, ou bem mais.”
O numismata sorriu e disse:
– “Meu amigo, às vezes o verdadeiro valor das coisas está na história e nas memórias que elas trazem, e não em seu valor monetário.”
Quando escutou as palavras do numismata, imediatamente lembrou da sua avó, e do quanto ele havia se divertido com estas moedas durante a sua infância. Lembrou ainda do seu irmão, com quem brincava, e que havia falecido 3 anos antes. Percebeu que sim, aquelas moedas tinham um grande valor sentimental.

A Bíblia nos alerta que “a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens” (Lucas 12:15b), ao mesmo tempo que nos adverte a não acumular “tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.” (Mateus 6:19).

As vezes, estamos tão preocupados em conquistar bens materiais, que esquecemos de viver bons momentos, em especial com a nossa família. Chegará o dia em que nossos seres queridos partirão deste mundo, e o que permanecerá, serão as lembranças dos momentos compartilhados juntos.

Você tem acumulado bons momentos? Ou apenas bens materiais?

Dar valor ao que tem valor – Devocional Diário

Oração: Senhor, quero acumular boas lembranças com meus seres queridos. Te peço perdão, se tenho pensado apenas em meu trabalho e em acumular riquezas. Amém.

Versículo base: Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. (NVI) Mateus 6:21


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *