Cuidado com o desconhecido

Placa de PARE em ingles. Atos 16:7

Sam Ballard, aos 19 anos, era uma promessa do rúgbi australiano e estava com os amigos, em um bar, em Sidney. Foi quando avistaram uma lesma e decidiram apostar, entre eles, quem seria capaz de come-la. Sam prontificou-se para o inusitado desafio e a engoliu. Alguns dias depois, o jovem começou a sentir dores nas pernas. Iniciou uma bateria de exames até que foi constada a meningite eosinofílica, adquirida pela existência de um parasita na lesma que havia ingerido. Sam ficou 420 dias em coma e quando voltou a acordar, estava com o corpo paralisado. Ele terminaria falecendo, 8 anos depois, sem jamais ter recuperado a totalidade dos seus movimentos.

Conhecendo essa história, comecei a pensar no quanto pode ser perigoso aventurar-se no desconhecido. Certamente, se tivesse conhecimento (como eu e você temos agora, ao ler esta reflexão), Sam jamais teria ingerido este molusco. Por isso, cada decisão precisa estar fundamentada em conhecimento e não na sorte ou em “achismos”. São as escolhas erradas, feitas as pressas, que podem destruir vidas.

Olhando a palavra de Deus, também posso observar que quando sou cheio do Espírito Santo, ele se encarrega de alertar-me sobre decisões certas e erradas. Vemos o relato em Atos 16, que quando Paulo viajava com Timóteo e mais alguns companheiros, quando queriam entrar a Bitinia. “Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu.” E mais adiante, em uma visão, Paulo soube que deveria ir a Macedônia “Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: “Passe à Macedônia e ajude-nos”.

Se estou em comunhão com o Espírito Santo, Ele se encargará de alertar-me sobre os perigos do desconhecido e direcionar-me no caminho correto.

Leia também: Index Librorum Prohibitorum

Oração: Senhor, quero sempre estar em comunhão com o teu santo espírito, para que possa saber que caminho seguir, o que fazer, e o que não fazer. Amém!

Versículo base: Paulo e seus companheiros viajaram pela região da Frígia e da Galácia, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na província da Ásia. Quando chegaram à fronteira da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus os impediu. Então, contornaram a Mísia e desceram a Trôade. Durante a noite Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia estava em pé e lhe suplicava: “Passe à Macedônia e ajude-nos”. (NVI) Atos 16:6-9


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *