“Crimes de honra”

Recentemente, um crime chocou o mundo e chamou a atenção para a cultura e as leis iraquianas. Uma jovem youtuber iraquiana, chamada Tiba Al-Ali, se tornou um sucesso com vídeos divertidos sobre sua vida cotidiana. A jovem iraquiana se havia mudado para a Turquia em 2017, quando tinha 17 anos. E em 2021, começou seu canal no youtube e rapidamente chegou a 20 mil seguidores. A jovem também se casou, contra a vontade de seu pai, com outro jovem Sírio e vivia com ele na cidade de Istambul. Este ano, Tiba decidiu viajar ao Iraque para visitar sua família e lá, ela foi assassinada pelo seu próprio pai, em um chamado “crime de honra”. O pai de Tiba, pensou que seu estilo de vida na Turquia não honrava a família e então, a matou.

As leis iraquianas estabelecem que, se houver “motivo de honra” para assassinar alguém, a pena deve ser reduzida. Por isso, os assassinatos dentro das próprias famílias, são frequentes. A ONU estima que pelo menos 5 mil mulheres e meninas são assassinadas todos os anos, por seus familiares, por motivos de honra.

A lei iraquiana no seu código 41, autoriza um homem a “disciplinar e punir a sua esposa” e o artigo 409 estabelece que se um homem assassinar sua esposa, flagrada em adultério, a pena pelo crime não poderá ser superior a 3 anos.

Como igreja de Cristo, precisamos nos levantar e clamar por esses países e mulheres que tem sido massacradas, mutiladas e assassinadas, com o respaldo da lei e da cultura dos seus países. Nós não podemos subir em um avião e ir ao Iraque ou qualquer outro país do oriente médio para mudar suas leis ou sua cultura. Mas nós podemos orar, aqui mesmo, dentro do nosso quarto. Nas próximas horas, enquanto você e eu estivermos ocupados em nossos afazeres, uma mulher será assassinada em um “crime de honra” e milhares delas serão golpeadas e castigadas pelos seus maridos, com o respaldo da lei. Mas eu creio no poder da oração. Eu creio que ela é mais efetiva que marchas, protestos ou publicações nas redes sociais.

A palavra de Deus nos diz que “o Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará“. Logo, se você e eu somos justos, Ele escutará a nossa oração. E eu convido você a orar pelas mulheres vítimas da violência em todo o mundo.

Uma oração sua, poderá trazer livramento a uma mulher que você nunca viu ou conhecerá e do qual jamais terá conhecimento. Mas este é o poder da oração. Nós podemos marcar a diferença, mesmo estando mais de 10 mil km de distância.

Você crê? Então ore comigo agora.

“Crimes de honra” – Devocional Diário

Oração: Senhor, hoje eu oro pelas mulheres vítimas da violência em todo o mundo. Nós clamamos pela tua graça e misericórdia sobre a vida delas, até mesmo sobre aquelas que não te conhecem. Livra cada uma delas da violência protegida pelas leis de honra em países do oriente médio. E leva transformação, para que essas leis sejam mudadas. Amém.

Versículo base: Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará. (NVI) Provérbios 15:29


Loading

Compartilhe:

One Comment

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *