Covid: onde ficou a empatia?

Menina com tapa-bocas e ursinho de pelucia, observa pela sua janela.

Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. E a pandemia que nos acompanha ha mais de 1 ano, mostrou o quanto ela já estava em falta em nosso mundo. Especialmente o Brasil, tornou-se um país dividido pela política. Não existe combate ao Covid, existe apenas uma guerra entre direita e esquerda. Enquanto isso, entre a população, não há empatia com familias destruídas pela Covid, da mesma forma que não há empatia com pessoas que precisam trabalhar e negócios quebrando. Praias lotadas, festas clandestinas, notícias falsas e desconsideração com as recomendações mais básicas e elementares é o que se vê no dia a dia.

O momento que vivemos pede, mais do que nunca, empatia. Pede que cada pessoa tenha a capacidade de colocar-se no lugar do outro, de entender o sofrimento, o medo e a angústia do seu próximo. Entender que há um virus mortal ceifando vidas e que esse virus precisa ser combatido por cada um de nós. Entender também que a fome é outro inimigo. E que o fechamento total do comercio traz também consequências.

No entanto, se cada um fizer a sua parte, usando a máscara, evitando aglomerações, mantendo o distanciamento, lavando-se as mãos de maneira constante e usando o álcool em gel, é possível vencer o vírus. É hora de resguardar-se, de cuidar de si mesmo, para também assim, cuidar dos demais. É hora também de um discurso firme por parte das lideranças, de seriedade frente ao momento que vivemos e ações concretas para conter o avanço da Covid.

Você tem feito a sua parte?

Oração: Senhor, quero fazer a minha parte nesta pandemia. E ter empatia pelo meu próximo. Amém!

Versículo base: Quanto ao mais, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, amem-se fraternalmente, sejam misericordiosos e humildes. (NVI) 1 Pedro 3:8


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *