Coração arrogante e endurecido pelo orgulho

O rei caído em um jogo de xadrez. Daniel 5:20

Vera Menchik foi uma checa, jogadora de xadrez, primeira campeã mundial feminina, em 1927. Além de vencer todos as competições femininas que disputou, também disputou competições com homens. Em 1929, o jogador Albert Becker tratou de ridicularizar-la e declarou: “Quem perder para essa mulher, será membro do ‘Vera Menchik Club'”. Pois quis o destino que justamente ele fosse o primeiro membro do clube, junto com Jacques Mieses, Frederick Yates, Albert Becker, Friedrich Sämisch, Max Euwe e Edgar Colle.

Esse acontecimento, me faz lembrar do texto de hoje, de Daniel, no capítulo 5, verso 20: “Quando seu coração se tornou arrogante e endurecido por causa do orgulho, ele foi deposto do seu trono real”. A arrogância de Albert Becker o fez tratar de ridicularizar sua oponente, pelo fato dela ser mulher. No entanto, essa mesma arrogância o depôs do seu trono de orgulho. Ele foi o primeiro a ingressar no “clube” da vergonha que ele mesmo criou.

Existe um ditado popular que diz que o “peixe morre pela boca”. Que eu e você possamos usar nossa boca apenas para reconhecer as qualidades e virtudes das pessoas a nossa volta.

Leia também: Orgulho: o pecado original

Oração: Senhor, tira do meu coração toda arrogância ou sentimento de superioridade que eu possa ter. Para que minha boca não diga coisas que diminuam as pessoas a minha volta. Amém!

Versículo base: Mas, quando o seu coração se tornou arrogante e endurecido por causa do orgulho, ele foi deposto de seu trono real e despojado da sua glória. (NVI) Daniel 5:20


Loading

Compartilhe:

Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *