Como um louco brincando com uma arma mortal
Aconteceu no dia 12 de outubro de 1984. Um ator, chamado Jon-Erik-Hexum estava no estúdio de gravação, onde participava de um filme. Ele havia gravado varias vezes uma mesma cena, com uso de arma de fogo e tinha nas suas mãos uma Magnum 44, supostamente vazia. Foi feita uma pausa nas gravações e o ator estava esperando o momento de retomar as atividades. Com a demora, disse brincando a seus amigos:
– “Essa espera é um tédio. Eu vou me matar”.
Colocou o revólver na sua têmpora, sorriu, e puxou o gatilho.
O que Jon não sabia, era que papeis com enchimento plástico eram usados para selar a pólvora dentro dos revólveres e que esse enchimento poderia ser lançado para fora da arma, com suficiente força para machucar, se disparado a uma curta distância. E foi exatamente o que aconteceu, o preenchimento de papel com pólvora saiu, adentrou a sua têmpora, causando uma lesão grave. O ator foi levado ao hospital onde permaneceu em coma, até o dia 18 de outubro, quando faleceu.
Essa história me fez lembrar do versículo que encontramos em provérbios, capítulo 26, versos 18 e 19. Esse provérbio diz que “quem engana os outros e diz que é brincadeira é como um louco brincando com uma arma mortal.”
Não acredito que o ator Jon Hexum era louco, mas estava, de fato, brincando com uma arma mortal. No caso dele, não era loucura, mas sim ignorância. Ele não tinha conhecimento sobre os perigos e sua morte foi uma fatalidade.
Mas o texto de provérbios considera sim, como louco, aquele que engana os outros dizendo que é brincadeira. O engano e a mentira não devem fazer parte da vida de um cristão, nem mesmo em uma brincadeira.
Provérbios 12:22, ainda nos diz que “o Senhor Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade”.
Que a verdade seja sempre a nossa marca. E a mentira, nem de brincadeira.
Oração: Senhor, quero ser alguém que sempre diz a verdade, em todo o momento. Livra-me da mentira, mesmo que seja em uma brincadeira. A mentira não te agrada, em nenhuma circunstância. Amém.
Versículo base: Quem engana os outros e diz que é brincadeira é como um louco brincando com uma arma mortal. (NTLH) Provérbios 26:18-19