Como se fosse a primeira vez
No filme, “Como se fosse a primeira vez“, a protagonista sofre um acidente de carro e perde a capacidade de reter memória recente. E depois deste acidente, ela conhece um homem que se apaixona por ela. Mas por essa incapacidade de guardar memória recente, ele precisa reconquistá-la todos os dias. E embora o filme traga uma romântica mensagem sobre conquista, é muito triste ver as consequências que pode trazer uma vida sem memória.
A memória foi algo assombroso criado por Deus, para que fosse possível reter momentos e aprendizados. Ela serve para que possamos lembrar de momentos felizes, mas também como mecanismo de defesa, para situações desagradaveis vividas no passado, como uma queimadura, um choque elétrico ou qualquer outra experiência desagradável. Se não tivessemos memória, é possível que cometessemos os mesmos erros uma e outra vez. Finalmente, a memória é uma benção dada por Deus a cada um de nós.
Então, quão importante é lembrar do que o Senhor já fez em nossa vida. O salmista falou sobre a importância de recordar o que Deus já fez: “Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres. Meditarei em todas as tuas obras e considerarei todos os teus feitos.”
Tome agora alguns minutos e lembre das coisas que Deus já fez na sua vida, dos livramentos, das bençãos e também dos desertos onde com Ele você andou. Lembrar dos feitos passados do nosso Deus traz esperança a nossos dias, porque finalmente, nosso Deus não muda, Ele é o mesmo ontem, hoje e para todo o sempre.
Oração: Senhor, quero começar esta semana lembrando dos teus feitos. Lembro dos livramentos, das bençãos e dos desertos. Minha memória me traz esperança. Amém!
Versículo base: Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres. Meditarei em todas as tuas obras e considerarei todos os teus feitos. (NVI) Salmos 77:11-12